O hotel Fortaleza do Guincho acaba de reabrir, depois de uma remodelação. E, além do novo espaço, tem um novo menu: assinado pelo chef Gil Fernandes, propõe uma viagem pelas “Memórias”.
Da cozinha até à mesa, essa viagem faz-se de produtos locais e sazonais, em doze momentos de degustação.
Em “Degelo”, o aquecimento global é representado no prazo, sob a forma de um caldo preparado à base de perceves. Já “Goa” inspira-se numa viagem do chef à Índia, tendo como estrela o carabineiro do Algarve xeq xeq. Em “Peixe ao sal”, combinam-se peixes da lota com açorda e ervilha lágrima. E em “Realidade Alentejana” servem-se borrego merino, cuscos transmontanos e cogumelos selvagens.
Nas sobremesas, pontua uma homenagem às raízes do chef com “Aroma de Família”, à base de malva rosa (flor da época), leite creme e pomelo. E a “Última viagem” traz uma kunata, inspirada no Médio Oriente, e que nasce de uma combinação de produtos portugueses, que incluemqueijo da Serra e pistachio e gelado de caroço de nêspera.
Integrado na rede Relais & Châteaux, o hotel restaurante é detentor de uma estrela Michelin. Na sequência da intervenção que sofreu, ganhou zonas comuns mais amplas e luminosas, que deixam sobressair a arquitetura original. Nas cores, a paleta evoca o mar e a natureza circundante. Ao mesmo tempo, ganhou novos recantos, que convidam a uma pausa. E o claustro passou a ser ponto de paragem obrigatório, para um aperitivo ou apenas para relaxar.