Se ainda não tem planos para a passagem de ano, há cada vez mais restaurantes com programas completos. Estes cinco são em Lisboa. E todos prometem boa comida e festa.
Com vista panorâmica
São seis os conceitos dos restaurantes de Olivier da Costa e, por isso, seis os programas para a última refeição do ano. No Seen, à vista panorâmica sobre a cidade – fica no topo do Tivoli Hotel, na Avenida da Liberdade – junta-se um menu que promete “uma noite de extravagância e indulgência”. Tudo começa com uma série de pratos para partilhar, entre eles sashimi, tártaro de novilho e burrata, seguindo-se, nos principais, picanha de tamboril e chateaubriand, com “ópera de caramelo, baunilha e framboesa” para finalizar.
Para os comensais mais exigentes
É este o desafio que a Sala de Corte faz no último jantar de 2023: um menu que oferece os cortes mais premium do universo da carta. O chef Luís Gaspar propõe, desde logo, um snack de Wagyu do Japão, trufa e caviar, seguido de croquete de rabo de boi e cogumelos. Carabineiro na brasa com beurre blanc e tataki de Kobe são as sugestões seguintes, com o prato principal a ser um chuletón de boi galego maturado, acompanhado de batatas fritas com trufa e parmigiano e arroz de forno com enchidos de fumeiro. Ananás dos Açores assado com leite de cabra e lúcia-lima e mil-folhas de pera assada são as sobremesas.
Virado para o Tejo
Raízes portuguesas com um toque de modernidade. É este o fio condutor do menu que o restaurante Doca de Santo propõe para a passagem de ano. Gambas à Doca, tártaro de atum, peixinhos da horta, carpaccio de gourgette grelhada e creme de pinhão compõem o portefólio de entradas, a abrir o apetite para sugestões como tranche de corvina grelhada com espargos, tomate confitado e batatinhas, e bife do lombo com cogumelos Portobello trufados e batata frita. Também há alternativas vegetarianas. Já nas sobremesas pontuam o chocolate à Doca de Santo e o creme brullé de laranja.
Uma viagem sensorial
Esta é a promessa dos restaurantes Sauvage, quer no do Campo Pequeno, querno do Centro Cultural de Belém. O menu passagem de ano inclui, num primeiro momento, creme de espargos branco com enguia fumada e amêndoa; e lavagante acompanhado por brioche, folhas verdes, jus e aro de cebola frita. Chega, de seguida, à mesa pregado com aipo e molho “café Paris” ou lombo de veado, com ervilha e molho de chocolate. Para finalizar, panna cotta de cardamomo e baunilha com calda de figos e pinhão.
Festive Formal
Este é o dress code do jantar de réveillon do Rocco, que convida a uma experiência de degustação de que fazem parte ostras do Sado, pappardelle com molho de queijo e trufa branca, risotto de seppie ou joelho de porco, e luna de chocolate (uma esfera de chocolate negro 70%, com pudim de gianduja, gelado de cappucciono e emulsão de cacau. Uma flute de champanhe e prego do lombo em versão late snack também incluídos no programa de fim de ano. Há ainda uma versão vegetariana, com sabores como creme de aipo e maçã verde, risotto primavera ou tagliatelle ai funghi.
Foto de capa: Freepik