A gastronomia italiana tem conquistado adeptos em Portugal. E, felizmente, que há boas notícias, com a abertura de novos restaurantes e novas ementas nos que já fazem as delícias de quem aprecia pasta, risotto e pizza.
Celebrar dez anos
A Luzzo, em Lisboa, está a celebrar dez anos e traz novidades na carta, com o compromisso de juntar o melhor das raízes italianas e portuguesas.
Assim, as Insalate foram praticamente todas renovadas, com novas opções como a salada de bresaola, a de salmão fumado e a de camarão. Na categoria das Pastas, há clássicos como a lasagna bolognese, mas novidades como o paccheri ai gamberi. As novas pizzas incluem opções como a Salami, Bella Bresaola e Colorata, uma alternativa vegetariana.
Além disso, chegam os Pannuzzo, uma reinterpretação dos pannozi italianos, pensados para acompanhar um cocktail numa tarde de verão ou para um jantar especial. Quanto às sobremesas, destacam-se a panacotta com doce de tomate, a mousse al cioccolato, o tiramisù e o Pane D’oro com sorbet de tangerina.
Sem fúria
Chama-se FURIO e acaba de abrir no CascaiShopping, prometendo um conceito que junta “o melhor de dois mundos”, a saber a qualidade da gastronomia italiana autêntica e a praticidade de um restaurante situado numa superfície comercial.
O FURIO apresenta-se com uma imagem clara e contemporânea, que pretende ser apelativa para os nativos digitais que compõem a Geração Z, mas “com uma positividade que acaba por agradar a pessoas de todas as idades”.
Gastronomicamente falando, o que propõe é uma refeição rápida, mas não “plástica”, apostando na qualidade e na frescura dos ingredientes. E na autenticidade: a prova disso é que a pasta fresca pode ser vista a ser feita in loco. No menu, há propostas previamente definidas, com molhos variados e uma opção vegetariana, mas o cliente também pode fazer o seu próprio prato, escolhendo a variedade da massa e os demais elementos.
Comida típica
Abriu, em Lisboa, a L’ Osteria Italiana, um se apresenta como uma casa tipicamente italiana. Logo à entrada, os toldos vermelhos e brancos, estampados com o logótipo do restaurante, chamam a atenção com as cores da bandeira de Itália. No interior, a decoração remete para as casas antigas, com flores estampadas nas paredes, espelhos envelhecidos e pratos pendurados. Na mesa, reina o padrão xadrez, coberto com uma toalha branca.
Com assinatura do chef Antonio Grimaldi, o menu propõe entradas como Bruschetta San Danielle, com tomate cherry, rúcula, mozzarella de búfala e presunto; a Sexy Burratina, uma burratina panada, servida numa cama de tomate e pesto de manjericão; e o Polpette ao Sugo. Nos principais, divididos, como manda a tradição entre primi e secondi, têm lugar massas, como o ravioli al pomodoro, recheado com ricotta e espinafres, e servido com molho de tomate, creme de parmesão e beringela no forno. Destaque para a Pasta Alla Forma, finalizada numa gigante peça de grana padano e servida com cogumelos porcini e campinhos, presunto de Parma e azeite de trufas. Nas carnes, pontuam o Osso Buco alla Milanese e o Filetto Rossini, enquanto nos peixes se evidenciam o Salmone Pantelleria e o Branzino alla griglia. Há ainda pinsas, uma espécie de pizza, mas com massa e formatos diferentes. E nas sobremesas, não faltam os tradicionais Tiramisù e Panna Cotta.
Menu temático
No Sergio Crivello – Ristorante Italiano, em Matosinhos, a mais recente novidade é o menu executivo temático, a pensar no período de almoço, de segunda a sexta-feira. Uma iniciativa que começa com o “Pescador à Italiana”, com especialidades que respeitam a ligação ao mar.
Assim, durante o verão, vai ser possível provar pratos como Cozze al Vapore (com mexilhões, alho, vinho branco e salsa), Spaghetti Gamberi e Zucchine (com camarões e curgetes da horta biológica do chef), Filetes de Anchovas Marinadas (com anchovas, sumo de limão, alho, malagueta e salsa), Pizza Marinara (com tomate, mozzarrella, camarões, ameijoas e curgetes) eRisotto Gamberi e Zucca Mantovana (com camarões, pimenta preta e abóbora mantovana da horta biológica do chef).