Se um vinho ganhar prémios isso é um indicador de qualidade e, por consequência, pode ser um bom argumento na hora de comprar. Farniente sabe disso e deixa algumas sugestões do que de melhor se faz na viticultura nacional.
Superiores no Douro
O Concurso de Vinhos do Douro Superior, que decorreu em Vila Nova de Foz Côa, elegeu três vinhos como os melhores: nos brancos, Duorum Vinha dos Muros 2023; nos tintos, Quinta do Vesúvio 2021, e nos do Porto Maynard’s Vintage 2021. Foram escolhidos de entre mais de 180 referências por um júri constituído por 30 profissionais, entre importadores, garrafeiras, restaurantes, wine bares, e jornalistas.
O melhor tinto
O Altas Quintas Reserva Alentejo 2019 foi distinguido com o Melhor Vinho Tinto deste ano, no âmbito da 11.ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa organizada pela ViniPortugal. Oriundo da região interior de São Mamede, em Portugal, este vinho resulta de um processo de viticultura que envolve a menor intervenção possível na vinha.
Ouro de Londres
O Krohn Colheita 2006 arrecadou medalha de ouro na London Wine Competiton, cujo júri atribuiu especial realce à qualidade intrínseca do vinho, bem como à imagem e relação qualidade/preço. Na nota final, foi realçada a “aparência rubi escuro com notas de avelã, cereja escura e mel no nariz”, a par de “aromas de nozes, café e caramelo com complexidade e comprimento moderados”.
Excelência d’arte
O vinho tinto Val Moreira Vinha D’Arte 2018 foi distinguido com o prémio “Excelência” em 2023 pela revista especializada Paixão pelo Vinho. Com origem nos socalcos do Douro, resulta de um field blend composto por mais de 20 castas, provenientes de três parcelas de vinhas velhas, na zona de Armamar. Estagiou 18 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês e mais 36 meses em garrafa.
De Paris para o Douro
A Rozés viu três dos seus vinhos premiados na última edição da competição Vinaldes Internationales, em Paris. São eles o Terras do Grifo Reserva Tinto BIO 2021, o Terras do Grifo Grande Reserva Tinto 2017 e o Porto Rozès 40 Anos, medalhados com ouro, num concurso que contou com mais de três mil vinhos em prova.
O top de Setúbal
O XXIII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal premiou 29 vinhos, tendo atribuído oito medalhas de ouro e 21 de prata. De entre os 98 vinhos avaliados, de 18 produtores da Península de Setúbal, o Venâncio da Costa Lima Reserva da Família Superior 10 Anos destacou-se com a conquista de dois prémios, o de Melhor Vinho a Concurso e o de Melhor Vinho Generoso. A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões foi premiada com o Melhor Vinho Tinto, atribuído ao Adega de Pegões Grande Reserva 2021, e o vinho Terras do Pó Reserva 2022, da Casa Ermelinda Freitas, arrecadou o prémio de Melhor Vinho Branco. Já o prémio de Melhor Vinho Rosado foi atribuído ao Guitarrista Moscatel Galego Roxo 2022, de Fernando Santana Pereira.
Foto de abertura do artigo | Freepik