É da região dos vinhos verdes que chegam ao mercado dois novos espumantes: trazem a chancela da Quinta do Hospital, propriedade histórica da Falua, e representam a entrada do produtor neste segmento.
Comecemos pelo Barão do Hospital Espumante Alvarinho Reserva 2020. Com origem em pleno berço desta casta, na sub-região de Monção e Melgaço, é um brut nature, elaborado segundo o método clássico e com estágio prolongado em garrafa.
Apresenta bolha fina e persistente, combinando notas cítricas e de alguma fruta branca com nuances de pão torrado. Encorpado, exibe uma mineralidade típica da casta Alvarinho e dos solos graníticos da região.
Esta é também a origem do Barão do Hospital Espumante Rosé Padeiro 2020, o primeiro produzido exclusivamente a partir da casta Padeiro. De cor salmão, bolha fina e persistente, ostenta aromas e notas de fruta vermelha, como a cereja e o morango.
Em comunicado, a Falua dá conta de que estes espumantes reforçam a sua aposta na região dos vinhos verdes, explorando o potencial da localização da Quinta do Hospital.