A Kopke assinala 385 anos de história com a The Library Collection, uma coleção “original e aspiracional” que mergulha no espólio de vinhos antigos e raros da marca.
Com o propósito de recuperar tradições e métodos ancestrais, foram resgatadas da biblioteca vínica da Kopke três referências: um Very Very Old Tawny, um Vermute e um Quinado, que envelheceram lado a lado nas caves, durante sensivelmente um século, e todos com origem no Vinho do Porto.
O Very Very Old Tawny exibe uma tonalidade escura pontuada por reflexos esverdeados e um nariz expressivo e intenso, do qual sobressaem camadas de aromas e sabores refinados pelos longos anos de envelhecimento em pipas. Apresenta notas balsâmicas interlaçadas com aromas de café, melaço, baunilha e madeira. Volume e carácter marcam, por sua vez, a prova em boca, com apontamentos melados, especiados e a lembrar frutos secos a complementarem a experiência. No final, emergem o toque salino e resinoso, a acidez assertiva e a frescura.
Já o Vermute surge com uma tonalidade escura com laivos dourados, aromas de vinho do Porto velho, com notas botânicas e cítricas no nariz e a boca pontuada por laranja e especiarias. Fresco e equilibrado, revela-se longo no final, deixando uma ligeira sensação de amargor.
Quanto ao Quinado, é dominado por tons âmbares com laivos amarelados. Emergem aromas de especiarias e medicinas, com a baunilha em destaque. É doce na boca, mas mostra um suave amargor oriundo da quinina.