São duas dezenas de marcas sob a umbrela Bestseller, grupo de moda têxtil nascido em 1975 na Dinamarca e que opera em Portugal em nome próprio desde agosto de 2021. Com uma mão cheia de planos: abrir 50 lojas no prazo de três anos.
Por enquanto, apenas duas das insígnias têm portas abertas – a Only e a Jack&Jones, com as demais a estarem presentes em espaços de parceiros. Em todas, porém, um traço comum: pelo menos seis coleções ao ano, sendo que, em algumas, são oito os drops.
Fundada por Troels Holch Povlsen e Merete Bech Povlsen, pais do atual CEO, Anders Holch Povlsen, deu os primeiros passos com uma única loja na pequena cidade de Ringkøbing. Mas, cedo se expandiu pela restante Dinamarca e depois pelos mercados vizinhos.
Quase 50 anos volvidos, está presente em 44 países, sendo o foco a Europa. A Portugal chegou em 2002, mas indiretamente, já que o negócio era gerido a partir do mercado espanhol. A mudança de paradigma aconteceu em 2021, com a constituição de uma equipa local, liderada por Diogo Bartolomeu.
Cada marca com a chancela Bestseller tem o seu ADN próprio, explica fonte da empresa, numa visita guiada ao showroom lisboeta.
É o caso da Villa, desenhada para uma mulher muito romântica, que acolhe as tendências, mas sempre com um toque de romantismo: daí materiais como o linho ou texturas como o crochet, com muitos detalhes e uma paleta de cores mais neutra.
Já a Only dirige-se a uma mulher madura, na vida ativa, mas de espírito jovem, que gosta de andar confortável. É uma mulher confiante, que mistura estilos e aceita as tendências, com as coleções a oferecerem resposta para os diversos momentos do dia, do empresarial ao lazer. Porém, o foco são os jeans, descritos como confortáveis e duradouros, combinando modelos básicos com tendência.
Por sua vez, a mulher Vero Moda é mais contemporânea, mais elegante, preferindo peças intemporais, que perdurem. Mas, não diz que não a uma peça ou outra que seja tendência, como o padrão leopardo, este ano.
Foi como uma marca de preço de entrada da Only que nasceu a JDY, mas, entretanto, ganhou a sua expressão no mercado e direito a coleções próprias. É romântica, mas mais contemporânea e jovem.
Também a Jack&Jones evoluiu. Talvez a marca Bestseller mais conhecida, tem nos jeans o eixo da sua oferta, a pensar no homem atual. Deixou cair a logomania, agora com presença mais discreta nas peças, e abraçou um lifestyle mais urbano.