O que acontece quando a Bordallo Pinheiro e o Esporão se encontram? Uma coleção inédita que harmoniza a produção de azeite com a tradição da faiança artística: Olival.
Trata-se de uma linha de mesa inspirada na oliveira, árvore que se reveste de um riquíssimo simbolismo na cultura portuguesa, e na paisagem alentejana, com as típicas paredes caiadas do casario, também elas herdeiras de um saber tradicional que requer tempo e calma.
Este cenário é representado quer na superfície branca das peças, quer na sua textura, especialmente trabalhada para evocar fielmente o revestimento caiado. Sobre o branco surgem composições de elementos da oliveira,
sejam ramos, seja o tronco com as suas diferentes texturas ou ainda azeitonas nos diversos tons de maturação – todas elas relevos cerâmicos.
Toda a criação de Olival foi pensada para enaltecer a cor do azeite, o “ouro alentejano”, contrastando com o branco e os elementos decorativos pintados à mão.
A coleção é composta por uma travessa, um jarro, uma saladeira, um prato de sobremesa, um prato de queijos e uma taça de degustação de azeite.

