São 150 os anos que a marca portuguesa Topázio está a comemorar, sob o signo d’ “A tradição dos novos tempos”. São 150 anos a criar peças que aliam o luxo à arte. Em prata. Uma história que a marketing manager, Vânia Nogueira, conta na primeira pessoa.
150 anos é muito tempo?
Uma marca com 150 anos de história é o reflexo de uma profunda evolução em vários aspetos, mas principalmente na capacidade de adaptação a novas tendências, desafios, exigências por parte do consumidor ou até mesmo para atingir um público alvo mais jovem. A Topázio sempre se ajustou às mudanças e aos novos tempos, mas preservando sempre o conhecimento transmitido de geração em geração. Ao longo dos 150 anos, sempre contou com o apoio de toda a equipa, artesãos e da gestão da empresa, estando todos comprometidos em honrar o legado recebido e dar continuidade à história da Topázio.
O que define a Topázio?
A Topázio é uma prestigiada marca de artigos de luxo em prata e banho de prata, desde artigos de mesa, cutelaria ou decoração, onde diariamente são criadas várias peças únicas e intemporais, elaboradas por artesãos com grande mestria e precisão. A equipa utiliza igualmente técnicas passadas de geração em geração, respeitando as tradições e, simultaneamente, adicionando um toque de inovação.
Como se mantém a contemporaneidade quando se têm décadas de histórias?
Manter a contemporaneidade na Topázio, especificamente após 150 anos, envolve um equilíbrio entre a tradição e a inovação. É essencial preservar e valorizar as técnicas artesanais, que são a base da autenticidade das peças, tornando-as únicas. Simultaneamente, é necessário estar atento às tendências e às preferências dos consumidores, integrando elementos modernos sem comprometer a identidade da marca.
É importante inovar? Como se materializa essa inovação?
A capacidade de inovar é crucial, seja na criação de novos produtos, no design das peças ou nas combinações de materiais, seja nos processos de fabrico – que se mantém diferenciador devido às técnicas manuais dos nossos artesãos.
“A tradição dos novos tempos” é o mote da celebração. Como se conciliam dois termos aparentemente antagónicos?
O mote aparenta ser antagónico, contudo reflete a capacidade da Topázio de honrar o passado enquanto olha para o futuro e para os desafios que virão. A título de exemplo, a nossa produção preserva técnicas tradicionais, mas, ao mesmo tempo, colaboramos com criativos contemporâneos, desenvolvemos peças com uma estética moderna ou atendemos às expectativas dos consumidores jovens através da presença online da marca.
O logótipo introduz linhas mais modernas. É uma antecipação do que aí vem, do ponto de vista dos lançamentos?
O design do logótipo comemorativo simboliza a visão moderna da marca, mas com um toque característico do luxo que representa a Topázio. Quanto ao lançamento da coleção de luxo, que decorrerá num evento no final do ano, engloba peças dos 150 anos desenhadas por 15 criativos nacionais e internacionais.
A Topázio também estará presente na Portojóia, onde dará início à celebração dos 150 anos junto dos clientes, com a apresentação da coleção Mesa & Decoração e Gift.
O que levou a marca a lançar uma coleção de peças assinadas por artistas?
As parcerias com os vários criativos para esta coleção exclusiva permite, além do desenvolvimento de peças que combinam a tradição da marca com a visão artística contemporânea, demonstrar o compromisso da Topázio com as artes e a cultura, homenageando o seu trabalho e divulgando-o por diversos meios.
A Topázio é uma marca portuguesa. Há portugalidade nas suas peças?
A Topázio é, sem dúvida, uma marca portuguesa com um legado que reflete profundamente a portugalidade nas suas peças. O artesanato é uma parte essencial da identidade portuguesa e a mestria dos nossos artesãos é um testemunho dessa tradição. Cada peça é cuidadosamente trabalhada à mão, refletindo a dedicação, o cuidado e o talento que caracterizamo artesanato português. As peças da Topázio são muitas vezes inspiradas na rica cultura e tradições portuguesas.
A portugalidade está presente na inspiração cultural, na excelência artesanal, na seleção de materiais de alta qualidade e na celebração do nosso património e história. Cada peça não é apenas um objeto de beleza, mas também uma representação do orgulho e da identidade portuguesa.
E porquê a prata como matéria-prima?
A escolha deste metal precioso está intimamente ligada à tradição e ao prestígio que a empresa mantém ao longo dos anos. A prata representa qualidade, história e um compromisso com a excelência artesanal.
A prata possui um brilho e uma elegância únicos que conferem um toque de sofisticação e luxo a qualquer peça. Este metal precioso é apreciado mundialmente pela sua capacidade de realçar a beleza dos ambientes e das ocasiões. É um material versátil, que permite a criação de peças clássicas e tradicionais, a par de outras com designs modernos e inovadores. Além disso, a sua longevidade permite que os artigos em prata sejam passados de geração em geração, criando um legado familiar e cultural. A prata é ainda um metal reciclável, o que a torna uma opção sustentável.
Concluindo, a prata é, sem dúvida, uma escolha distintiva que reflete os valores e a tradição da Topázio. A sua beleza, durabilidade, versatilidade e propriedades únicas fazem dela a matéria-prima ideal para criar peças que são verdadeiras obras de arte.
Fátima de Sousa