Uma joia nas datas especiais é um clássico. Para assinalar o nascimento de um filho, anos de namoro ou casamento, a conclusão dos estudos, são muitas as razões. Mas, e no Natal? É a pensar na celebração do amor e da amizade nesta época que, ao décimo dia, o Calendário do Advento Farniente se aventura por estas preciosidades.
Um ballet precioso
Celebrar a dança. É o que inspira a coleção Ballet Précieux, da Van Cleef & Arpels, que, através de pregadeiras, se propõe representar obras românticas e clássicas famosas. A estreia aconteceu em 2007 e este ano a coleção amplia-se com dez novas figuras, em movimentos delicados e trajes elegantes, enriquecidos com ouro e pedras preciosas, capturando a essência de algumas das bailarinas mais notáveis de sempre. É o caso de Adage a la Rose, de “A Bela Adormecida”, em que, após os seus pretendentes a presentearem com uma rosa, a princesa Aurora executa uma dança lenta e harmoniosa com cada um deles: um adágio, aqui desenhado com diamantes e safiras rosa.

Inclusivas
São dez os presentes que fazem parte do portefólio natalício da Wonther, marca de joalharia ética portuguesa. Seja para a mãe, a namorada ou o namorado, a irmã ou um amigo, estas peças têm a particularidade de ser sem género, o que significa que são adequadas para todos.

Mergulho no mar
“Sea” é a mais recente coleção da designer de joias Luísa Rosas, numa homenagem que descreve como resultante com a sua conexão profunda ao mar português. Assim, as texturas polidas refletem a tranquilidade do mar, com formas côncavas ou convexas como se moldadas pela fluidez das águas. Já os acabamentos escovados expressam a natureza selvagem do mar. Os diamantes remetem para as gotas, numa “vastidão de tonalidades e gradações”.

Em nome de Matisse
O pintor francês Matisse é o fio condutor da coleção “Verve”, de Juliana Bezerra. São 25 peças, entre colares, brincos e anéis, que refletem a paixão do artista pela natureza e pelo movimento. Daí que haja brincos XL balançantes e brincos médios desiguais ou amuletos com formas mais figurativas. Sempre em prata 925 e a maioria com banho de ouro 24k. Nas pedras, destacam-se a iolite, a ágata, o jade, a ametista e a zircónia.

Foto de capa: Gabriele M. Reinhardt | Pixabay