Fazer a consoada ou o almoço de dia 25 fora de casa está a ganhar adeptos. É, sobretudo, prático, além de que proporciona uma boa experiência gastronómica. Ao 12.º dia do Calendário do Advento Farniente, partilhamos mais algumas sugestões. Três a norte, uma nas ilhas e outra na região de Lisboa.
Inspiração vínica
Por esta altura, o The Yeatman Hotel já está decorado a rigor, pronto para receber os convivas para o jantar de dia 24. O chef Ricardo Costa preparou um menu especial, que será acompanhado pela seleção de néctares assinada pela diretora de vinhos, Elisabete Fernandes. Um cocktail e música ao vivo abrem os festejos, com as primeiras tentações da noite a incluírem foie gras harmonizado com pera bêbada e brioche assado ao caranguejo, enguia e caviar. A que se juntam lavagante azul, acompanhado de cogumelos morilles e aipo, bacalhau negro com bivalves, pancetta ibérica e óleo de cebolinho e corço harmonizado com framboesa e spring onion. Já o almoço de Natal assume a forma de buffet, com salada de sapateira na carapaça ou salada de lavagante e abacate, robalo com molho à volhão pato ou cordeiro de leite assado.
Iguarias típicas
O espírito natalício inspira as propostas do restaurante Astória by Intercontinental Porto para a consoada. Assim, do meu fazem parte entradas como salada de polvo com molho verde e tempura de perdiz e de camarão. Já nos pratos principais, pontuam o creme de espargos, o bacalhau com grão, cebolada e broa crocante, e a vazia de vitela e arroz de forno. Sem falar nos doces típicos. O almoço de dia 25 é igualmente temático, com um brunch que inclui opções de charcutaria e salgados, saladas, sandwiches, estação de marisco, pratos quentes e sobremesas.
Um menu inédito
É assim que o Blind, restaurante do Torel Palace Porto, descreve o menu preparado para uma ceia em família. À mesa deste espaço localizado no Palacete Campos Navarro, no coração da cidade, vão chegar sugestões como bacalhau curado e língua, polvo e vitelão. Já a 25, o cabrito de Trás-os-Montes será o grande protagonista do almoço.
Das ilhas
É em Ponta Delgada que fica o Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel, cujo restaurante Magma se abre para a ceia de Natal. Amuse bouche, entrada, pratos principais e sobremesa são os passos do meu proposto. O que, gastronomicamente falando, se traduz em polvo confitado com alho e tomilho, batata doce, legumes salteados e cremoso de brócolos, seguido de alcatra, crumble de amêndoas, puré de aipo e picles, e terminando com “a nossa bola de Natal”, frutos vermelhos, canela e chocolate branco.
Vintage circus
É num cenário em que o universo do circo se cruza com o do cabaret burlesco vintage que decorrem as festividades no Sheraton Cascais Resort. Na véspera de Natal, o restaurante Glass Terrace será o palco da consoada, com um buffett que inclui mariscos e carnes, sem esquecer as sobremesas. A 25 é o momento do brunch, com animação e música ao vivo.
Foto de capa: Valeria Aksakova | Freepik