É uma história de empreendedorismo, de resiliência, mas também de paixão, a que dá origem ao mais Impossible Coffee da Delta – o café Amboim, ou café coragem das mulheres de Angola.
E coragem porque resulta da vontade de doze mulheres de Porto Amboim, na província de Cuanza Sul, que se uniram para manter viva a produção de café na região. Doze mulheres que fizeram do café a sua vida, como destacou o CEO da Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, na apresentação deste lote.
Angola é – começou por afirmar – um país com grande significado para a empresa: “Mais do que um simples mercado, é uma extensão da nossa identidade”, sustentou, evocando palavras do fundador da Delta, Rui Nabeiro. “Sempre ouvi o meu avô dizer que Angola é a razão da nossa existência”, partilhou, lembrando como, em 1974, quando muitos portugueses estavam a sair de Angola o avô teve a visão de fazer o movimento contrário e de ir perceber a realidade do café no país, garantindo a compra de matéria-prima naquele período crítico.
Em Angola, a Delta está “empenhada em contribuir para a revitalização da fileira do café”, um café que “é único no mundo”. E fá-lo apoiando pequenos produtores, numa lógica de desenvolvimento sustentável e empoderamento de comunidades.
Com o propósito de “tornar possível o impossível”, descobrindo e dando a conhecer cafés únicos com histórias de gente, de resiliência e de amor profundo pelo café.

É neste propósito que se inscreve este terceiro lote dos Impossible Coffees – depois do primeiro e único café português, dos Açores, e do Catoninho, de São Tomé e Príncipe.
O café Amboim é uma homenagem a “12 mulheres de coragem que souberam acreditar que era possível ter mão no seu destino” e que se reuniram para manter viva a produção de café na região numa altura em que a variedade local, a robusta Amboim, estava ameaçada. “Transformaram as adversidades em oportunidades”.
Este lote faz-se desse café, fruto de uma parceria com a Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim. E parte das vendas – 20% – vai reverter para a comunidade, visando ajudar a aumentar o cultivo da variedade local de café.