Cerca de 85 toneladas de chocolate, mais de 90 chefs nacionais e internacionais, 16 atividades para profissionais e família: vai ser assim o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, cuja 22.ª edição decorre de 21 de março a 6 de abril tendo como tema a Ciência.
A vila do oeste recebe, logo no primeiro dia, um dos chefs de pastelaria mais inovadores do mundo – Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, em Girona (Espanha), distinguido com três estrelas Michelin. E o que vem apresentar? Uma linha de perfumes inspirada nas suas sobremesas e que propõe uma viagem olfativa pelo cacau, nuvens de açúcar e guloseimas florais e nuvem de limão com biscoito banhado em leite.
Outro ponto de interesse é protagonizado pelo chef João Carlos Silva, que se tornou conhecido com o programa “Na roça com os tachos” e que, a 5 e 6 de abril, se faz acompanhar do cacau de São Tomé, das suas receitas, do óleo Essencial Lubrificante de Cacau e de um SPA de Língua, que tem por base uma prova de vários produtos, num crescendo de intensidade que prepara o palato para a degustação do chocolate.
Tendo em conta o tema deste ano, o festival destaca as invenções científicas e a sua influência na produção de chocolate, desde a transformação do cacau às técnicas mais avançadas de confeitaria. A curadoria é do chef Francisco Siopa, executive pastry no Penha Longa Resort.
Showcookings, um workshop de cozinha molecular, criação de esculturas, viagem sensorial de chocolate ou o espaço de Vinho e Chocolate são algumas das atividades programadas.
Entre os chefs convidados, marcam presença Jordi Farrés e Enric Monzones (Chocolate Academy Barcelona), David Gil Rovira (Imasdesserts, autor do livro “X OK”), Lluc Crussellas (World Chocolate Master 2022), Jorge Cardoso (Culinary World Champion 2018 e 2022), Abner Ivan (Chocolate Academy Brasil), Fábio Bernardino (“A Nossa Tarde”, RTP 1), Cátia Goarmon (24Kitchen), e Hélio Loureiro (“Praça da Alegria”, RTP 1).