Pode dizer-se que a Atlanta Mocassin é a marca da vida de Inês Almeida: afinal, foi criada pela família há 37 anos. Uma marca portuguesa que quer mostrar que os mocassins são para todas as pessoas e para todos os tempos. Simples na essência e arrojados q.b. Só no roupeiro da responsável pela comunicação há uns 30 pares. Muitos ou bem por isso?
Entrar no negócio da família: vocação ou obrigação?
No meu caso, foi totalmente por vocação (e espero estar à altura), já que sempre tive um gosto especial por áreas de gestão e, mais importante, porque a Atlanta Mocassin faz parte do meu ADN. Já existia quando eu nasci, veio crescendo de forma sustentável ao longo de 37 anos, e poder agora participar nesse crescimento é um privilégio para mim.
O que é nacional é bom?
É muito bom. Se há algo em que Portugal é bom é no cuidado e na dedicação com que fazemos as coisas: esse é um ponto fundamental, na minha opinião, para tudo o resto sair bem.
Colocar-se nos sapatos dos outros ou colocar sapatos nos pés dos outros?
Ambos. Colocar sapatos nos pés dos outros é o nosso objetivo final, sempre, levar a marca mais longe, chegar a mais pessoas e ver mais Atlanta Mocassin a passear pelas ruas. Mas, para isso, como em tudo, há alturas em que temos de nos colocar nos sapatos dos outros, seja de um cliente, de um fornecedor, ou de um colega de trabalho, para termos outras perspetivas. Isso também nos ajuda a crescer.
Estes mocassins são para jovens?
Eu digo sempre que os mocassins são para todos. Existe, ou existia, muito a ideia de que os mocassins são antiquados ou para pessoas mais velhas, mas, felizmente, acho que é algo que está a mudar. Seja pelos detalhes, pelas cores ou pelos modelos, acredito que temos uma variedade de opções que consegue agradar a vários públicos diferentes.
Quanto mais simples melhor ou no arrojar é que está o ganho?
O simples é, a meu ver, sempre uma aposta certeira. Mas o arrojado é aquele toque necessário para trazer buzz e dinâmica à simplicidade. E nós temos a facilidade de arrojar sem grande risco, pois, uma vez que os nossos mocassins são produzidos por encomenda, podemos apresentar novidades regularmente com a produção de um único par, evitando desperdício e excesso de stock.
Elegância ou conforto: duas moedas ou duas faces da mesma moeda?
Cada vez mais se procura aliar a elegância ao conforto. E os nossos mocassins são perfeitos porque oferecem as duas coisas. São intemporais e delicados, com um design minimalista, podendo ou não ter pequenos detalhes que os tornam ainda mais elegantes. Por outro lado, a nossa forma de construção, numa peça única em pele, torna-os tão maleáveis e flexíveis que proporcionam um conforto excecional.

A quem ofereceria um par de mocassins?
Quando sei que uma pessoa do meu grupo de amigos e família gosta de mocassins e se identifica com a marca, é provável que receba uns quando fizer anos ou em alguma ocasião. Gosto muito de dar presentes com sentido e úteis, e quando esse presente pode ser um par de mocassins, ainda melhor, não hesito.
Lembra-se dos primeiros que calçou?
Confesso que não me lembro, mas deveria ter certamente uns quatro ou cinco anos, talvez menos até.
Com todos os modelos à escolha, quantos tem?
Uns 30, mais ou menos… são muitos, eu sei, mas alguns deles tenho há mais de dez anos, e continuo a usar, o que é incrível.
Qual o preferido?
O que tiver calçado no próprio dia!!!!
E qual o best-seller?
O modelo Originals 032 Walkers, que tem o detalhe do travessão na pala, é o modelo mais vendido sempre. O clássico e intemporal, que nunca desilude.