Chama-se Karater e promete trazer para Lisboa o “taste of Georgia”. Escolheu a Rua do Diário de Notícias, ao Bairro Alto, para abrir portas e, num espaço que já foi leitaria e tasca, servem-se agora receitas típicas daquele país do leste europeu.
O projeto é de Guram Bahdosvili, que lidera também a cozinha, e de Pedro Carvalho, que justificam a escolha daquele espaço com a vontade de preservar a história da cidade, respeitando a herança de quem lá esteve antes. Daí que a traça tenha sido preservada, com o teto, as estantes, o chão, as mesas e as cadeiras alvo de um trabalho de recuperação.


Para o chef, este é um regresso a Lisboa, depois de uma década no seu país de origem. Traz para a cidade onde diz ter passado os melhores anos da sua vida uma proposta que quer diferenciadora.
No menu do Karater, abundam os vegetais, as nozes e a beringela, que ganham forma em pratos clássicos como o adjaruli khachapuri (pão em forma de barco com queijo e ovo no centro); os croquetes georgianos (de frango, de feijão, de milho ou de queijo); o adjapsandali (estufado de borrego à base de legumes e ervas aromáticas); os khinkali (uma espécie de dumplings ou “trouxinhas” recheadas de cogumelos, queijo ou carne de vaca.
A acompanhar uma seleção de vinhos georgianos, que dão a conhecer as castas locais e destacam a técnica da talha, que a Geórgia partilha com Portugal.