É uma marca portuguesa, com um histórico de 37 anos a produzir calçado à mão, sobretudo para exportação. Mas, a Atlanta Mocassin quer aproximar-se do consumidor final e dar-se a conhecer a um público mais jovem. É assim que entra na NOSSA Concept Store, em Lisboa.
É Inês Almeida, há quatro anos a trabalhar na empresa fundada pelos pais, que faz a visita guiada pela história e pelos projetos da marca. Ainda sem lojas próprias, está a equacionar a primeira no Porto – afinal, a Atlanta é do norte, com fábrica em São João da Madeira e em Felgueiras. Mas, enquanto isso não acontece, decidiu abrir a oportunidade de estar presente nesta concept store.
O primeiro contacto com Teresa Borges, a fundadora da NOSSA, acontece há alguns meses, no âmbito do lançamento de uma edição limitada da Atlanta dedicada aos santos populares. Entretanto, ficou disponível um espaço na loja, e a marca de mocassins dá-se agora a conhecer nele.
Inês Almeida reconhece que o modelo é associado a pessoas mais velhas, mas o seu propósito é mostrar que não é assim e apresentar a marca a um público mais jovem.
É um facto que é um formato clássico, mas é, acima de tudo, intemporal. E na Atlanta beneficia de uma vasta paleta de cores – do camel e do preto ao vermelho e ao roxo, passando peloprata e pelo branco. Nas suas quatro variantes – liso, com travessão, com berloques e com aplicação.
E, com o propósito de modernizar, há pequenos detalhes que – diz – são diferenciadores. É o caso do bordado com flores na pele. Ou do animal print. Sempre com a chancela do fabrico à mão.
Os modelos mais emblemáticos, como os Originais Walkers, estão agora disponíveis na NOSSA, um espaço dedicado a projetos portugueses.
Fátima de Sousa