Há muitas contas na vida de Mariana Presas e de Pedro Carias. Contas que são joias e joias que contam histórias. Porque é assim na Trollbeads, a marca dinamarquesa que trouxeram para Portugal no início deste ano. Convictos de que a escolha de cada peça e as várias combinações possíveis espelham a personalidade e o estado de espírito de cada pessoa. Que bead vamos usar hoje?
Como conheceram a marca?
Mariana | Há uns anos fui contactada pela marca porque estavam a explorar a possibilidade de trazer a Trollbeads para o mercado português. Na altura, o meu percurso profissional estava muito focado na relojoaria, artigos de luxo e lifestyle, e foi isso que chamou a atenção de um account da marca que conhecia Portugal e achou que a Trollbeads seria uma boa adição ao mercado nacional.
Depois comecei a investigar e quanto mais peças via mais gostava, até que me tornei cliente enquanto esperava pelo momento certo para poder criar esta colaboração.
Pedro | Eu conheci a Trollbeads através da Mariana e entusiasmei-me logo com a ideia de construir este projeto em conjunto. A Trollbeads chamou-me a atenção e, pela forma como a Mariana falava da marca, das pessoas que lá conhecia e o que me mostrava das joias que tinha, percebi que é uma marca que partilha os mesmos valores que nós de qualidade, de seriedade e de comunidade.
O que vos atraiu nela ao ponto de a trazerem para Portugal?
Mariana e Pedro | Além de ter peças que são esteticamente bonitas e que respiram uma qualidade premium, adoramos a ideia de usar peças que realmente nos representam e através das quais nos podemos expressar. Há dias em que estamos mais alegres e outros mais melancólicos, muitas vezes isso reflete-se na escolha da roupa que fazemos, nas cores, no ser mais ousado ou mais sóbrio… Aquilo que adoramos nesta marca é que podemos fazer o mesmo com as joias Trollbeads. Mas vai muito mais para além disso: estas joias promovem mesmo o autoconhecimento e a autoexpressão com um nível de detalhe incrível. Quando usamos colares ou pulseiras Trollbeads com beads escolhidas e combinadas por nós de uma forma única sentimo-nos os próprios criadores, os designers e entramos em sintonia com a marca. Quando alguém nos elogia por uma peça de joalharia que foi desenhada por nós próprios e que nos representa não está apenas a elogiar o nosso bom gosto, mas a nossa essência.
É uma marca que está mesmo centrada no cliente, uma vez que as peças só ficam verdadeiramente acabadas quando o cliente as mistura e combina dando vida às suas próprias criações. E isso é visível não só nos produtos, mas também na forma como a Trollbeads envolve os clientes através de eventos e ativações, como, por exemplo, o convite anual que faz a todas as pessoas para desenharem a sua própria bead e participarem no concurso “People’s Bead”. Neste concurso pode participar qualquer pessoa de qualquer parte do mundo e pode inscrever-se como designer, e submeter os seus desenhos, ou como parte do júri e votar no design preferido. O vencedor do design preferido do júri, além de um prémio monetário, ganha a oportunidade de ver a sua bead produzida e ter o seu nome como parte dos criadores das coleções Trollbeads.
Estamos a falar de uma estética de inspiração nórdica. O que tem para cativar os portugueses?
Pedro e Mariana | A inspiração nórdica na Trollbeads traduz-se num tipo de design funcional. É a razão pela qual as beads desta marca não são simplesmente redondas ou uniformes, mas existe uma variedade incrível de tipos para se conjugarem umas com as outras, nomeadamente beads facetadas, beads de três furos que permitem adaptar as joias a outro tipo de funcionalidade, beads que servem como molduras para outras mais pequenas. Acreditamos que um design funcional, embora seja mais conotado com os nórdicos, beneficia os clientes de todo o mundo, porque lhes permite maior diversidade na hora de dar asas à criatividade e montar a sua própria peça.
Mas a Trollbeads é muito mais do que um design funcional, cada ano lançamos coleções, desenhadas por mais 60 designers de todo o mundo, que se inspiram na natureza, nas paixões, no dia a dia, nas relações de amor, e em muito mais temáticas.
Há temáticas incríveis a ser exploradas e que ressoam com as vivências e a cultura portuguesa. Pessoalmente, acreditamos que a temática do verão e do mar é algo que cativa os portugueses. E há inúmeras outras. Acabámos de lançar, por exemplo, uma minicoleção de pulseiras que representam ícones portugueses como o fado, o vinho verde, os azulejos, o mar e até as oliveiras e o azeite. Com estas peças podemos fazer uma homenagem a várias paixões que são comuns a muitos de nós aqui em Portugal, e isto é apenas o início.
Quais são os atributos da marca? O que a distingue de outras propostas de joias?
Pedro e Mariana | O que distingue a Trollbeads é ser muito mais do que uma simples joia. A Trollbeads transforma contas em símbolos de autoconhecimento e expressão pessoal. As suas peças de joalharia personalizável e artesanais permitem a personalização através de beads únicas, cada peça conta uma história e reflete a personalidade de quem a usa.
As nossas joias são criadas para serem combinadas de inúmeras formas, proporcionando uma expressão pessoal e única.
A ideia por detrás do nosso conceito baseia-se na crença de que as nossas vidas são construídas de histórias, memórias e momentos, e a Trollbeads dá a oportunidade a cada pessoa de levar simbolicamente essas memórias sempre consigo.
É uma marca muito versátil que se adapta a diferentes estilos e idades, por isso a personalização não se esgota nas pulseiras: oferecemos inúmeras possibilidades de personalização de beads e pendentes em pulseiras, bangles, colares e gargantilhas, anéis e até brincos.
Utilizamos materiais de alta qualidade, como prata esterlina, ouro, pedras preciosas e vidro de Murano. Cada bead de vidro é feita à mão, e, por isso, nenhuma bead é igual.
Qual o poder das beads? E dos trolls?
Mariana e Pedro | o poder das beads é o empoderamento (empowerment). As beads dão a oportunidade a cada pessoa de se auto-descobrir e de se expressar: os seus gostos, as suas superstições, os seus sonhos, as suas características. E isso traz autoconhecimento e empowerment.
Se as beads são a essência da marca e o que dá voz aos nossos clientes, os trolls são o nosso início. A primeira história contada através de uma bead foi com um troll. É a história da fundadora da marca, Lise Aagard, e da primeira bead que alguma vez desenhou: um troll com seis caras, que representa os diferentes estados de espírito do dia a dia.
Na Trollbeads dizemos que para cada história há uma bead, e o poder do troll foi esse mesmo: dar início a uma história que se conta até hoje e da qual fazem parte milhares de outras histórias por todo o mundo – a história da Trollbeads.
Onde se vendem as coleções?
Mariana e Pedro | Por agora vendemos online e também na VDL Concept Store, uma concept store lindíssima que está situada no Vale do Lobo Shopping, no Algarve. Foi o primeiro ponto de venda que abrimos porque adorámos a loja e não descansámos enquanto não conseguimos falar com a dona e colocar lá a Trollbeads.
Deixaram as vossas profissões para apostarem na marca. Um risco ou uma oportunidade?
Mariana e Pedro | É sempre um risco deixar um emprego estável para apostar num projeto nosso, mas se não achássemos que é uma oportunidade não o teríamos feito. Mariana | Eu fiz essa aposta agora e estou focada na Trollbeads, mas o Pedro já tinha deixado a sua profissão para apostar em projetos próprios e, de momento, trabalha noutros projetos próprios para além da Trollbeads.
Além de sócios, somos casados e vemos o projeto da Trollbeads como uma continuação de um caminho conjunto que queremos fazer.
E está a valer a pena?
Mariana e Pedro | Ainda é muito cedo para veredictos, mas por agora está. Estamos muito contentes com esta primeira fase de lançamento e com a aceitação da marca no mercado. Temos muito trabalho pela frente, sobretudo a nível de distribuição e de comunicação, mas tem sido um desafio muito interessante e também muito divertido. Adoramos trabalhar esta marca, porque, com tantas histórias para contar, tantas referências de produto para comunicar, tantas pessoas para impactar, estamos sempre cheios de ideias.
Quais são os planos para crescer?
Mariana e Pedro | Queremos apostar em abrir pontos de venda, mas com uma estratégia de distribuição personalizada. Cada loja e cada localidade tem tipos de clientes diferentes e nós queremos envolver as lojas para poderem escolher as joias que melhor ressoem com o seu cliente. Duas lojas podem ter peças totalmente diferentes e o que queremos é mesmo fomentar essa diversidade.
O nosso plano passa por apoiar muito os pontos de venda. E pretendemos fazê-lo não só com o nosso produto de qualidade e a possibilidade de personalização do mesmo, mas também com uma aposta na comunicação, ativações, e criar uma comunidade à volta da marca.
Qual a peça preferida de cada um de vós?
Mariana | Esta questão é difícil porque todas as semanas tenho uma nova peça preferida… Eu adoro mar, por isso perco-me com todas as beads que estão relacionadas com essa temática, mas há uma que acho mesmo graça que é uma bead Redonda de Ágata Azul Clara, porque me transporta para o mar. Mas, ultimamente acho que a minha preferida tem sido a Beat Corrente Dourada – também azul, com umas manchas douradas. É muito elegante e dá um toque subtil a qualquer outfit. Uso-a muitas vezes sozinha numa bangle, ou combino-a com outras beads, gosto mesmo muito.
Pedro | A minha preferida é a Bead Manta de Amor, de ouro. Foi a primeira bead que ofereci à Mariana, logo depois de lançar a marca em Portugal, no Dia dos Namorados. Foi uma surpresa, ela recebeu a encomenda e achou que era stock, e eu tive de ir a correr para ela não ver a bead antes da data.
Fátima de Sousa