Se vive na zona do Porto ou ruma até lá para passar a Páscoa, fique com cinco sugestões de restaurantes que prepararam menus especiais para o almoço em família.
Buffet com vista para o jardim
É em Vila Nova de Gaia que fica o Boeira Garden Hotel, que integra a Curio Collection by Hilton. Inserido num jardim, como o nome indica, oferece um brunch especial temático para celebrar a época, preparado pelo chef Bruno Drumonde e servido no restaurante Raízes. É composto por diferentes entradas, desde tábuas de queijos e enchidos, a ceviche de peixe, rosbife ou ovas com molho verde, bem como por uma seleção de fritos e saladas, como de burrata, camarão ou quinoa. Nos pratos principais, pontua o cabrito assado no forno, mas também há bacalhau à lagareiro, ambos com uma variedade de acompanhamentos. Nas sobremesas, há amêndoas coloridas, ovos de chocolate com brigadeiro e pera em calda de vinho do Porto, só para nomear algumas.

Uma viagem gastronómica
O InterContinental Porto – Palácio das Cardosas propõe para o dia 31 de março um brunch que é uma viagem gastronómica pelos partes típicos da Páscoa em diferentes zonas do mundo. O palco é o restaurante Astória, em que serão servidos pratos de Itália e México, França e Ásia, sem esquecer os portugueses. Assim, é possível contar com o cabrito assado com arroz de enchidos ou as saladas de bacalhau com grão ou de polvo. De França, não podia faltar o coq au vin, enquanto de Ita´lia chega spaghetti a la carbonara. Noodles de camarão e molho de ostra representa a cozinha asiática, enquanto os tacos de pulled pork trazem os sabores mexicanos.

Sabores tradicionais, forma contemporânea
O chef Pedro Garrido, da Casa da Companhia, apresenta, para esta Páscoa, um menu inspirado nos sabores tradicionais portugueses, confecionado com ingredientes sazonais, mas apresentado de uma forma contemporânea. Tudo começa com mini folar de polvo com chutney de pimentos assados, seguindo-se o prato principal, em que é possível optar entre lombinhos de bacalhau com fricassé de camarão e puré de couve-flor, aromatizado com chouriço de Lamego, e cabritinho assado com batatas à padeiro. Na doçaria, a escolha faz-se entre leite creme frito com morangos macerados em vinagre de xerez e frutos secos e o tradicional pão de ló de Ovar.

Páscoa portuguesa
Nas mesas do Pot&Pan, um dos dois restaurantes do hotel The Rebello, em Vila Nova de Gaia, o repasto pascal é bem português. Há cabrito de leite, com batata assada, esparregado e arroz de forno, bem como polvo à lagareiro, bacalhau à Zé do Pipo e, para grupos de quatro a seis pessoas, leitãozinho ao molho de pimenta com chips e salada aromática. Já no Bello Rooftop, a proposta assume o formato de brunch, habitual ao domingo.

Para toda a família
No Renaissance Porto Lapa Hotel, o almoço de dia 31 é servido sob a batuta do chef Duarte Batista, que criou um buffet em que pontuam os sabores tradicionais. Ganham, por isso, destaque pratos como o cabrito assado e o bacalhau à lagareiro, embora também haja opções vegetarianas, como massa fregola com molho de cogumelos e ovo. Nas sobremesas, o chef pasteleiro, Ricardo Tiago, enche a mesa de pão de ló, arroz doce com frutos secos e Licor Beirão, bolo ninho de Páscoa e ovos recheados com vários tipos e várias texturas de chocolate.

Foto_Freepik