São 24 os chefs que vão dar a provar o que cozinham na quinta edição do Arrebita Portimão. Tudo acontece na Praça da República, a 7 e 8 de setembro.
Nomes conceituados e novos talentos convergem para a cidade algarvia, beste evento organizado pela Amuse Bouche e pela autarquia local.
Assim, nesse fim de semana, das 18 às 23, há comida, showcookings, mercado de produtores locais e música. A entrada é livre e os pratos dos chefs convidados têm o preço de sete euros.
O convite é para desfrutar da gastronomia sem formalidades. No sábado, a cozinha é de Filipe Rodrigues, da Taberna do Mar, Lisboa; Rui Sequeira, do Alameda, Faro; David Proença, do Volta do Mar, Sines; Pedro Teles, do Rural 150, Vila Franca de Xira; Nuno Martins, do Numa, Portimão; Marcella Ghirelli, do Cella, Lisboa; Lídia Brás, do Stramuntana, Vila Nova de Gaia; Alberto Coppola, do Fermento, Sagres; Rafael Santos, do Cera, Aljezur; Hugo Nascimento, do Näperõn, Odeceixe; Marco Gomes, do Oficina, Porto; e João Viegas, do Mesa Farta, Tavira.
Já no domingo vai ser possível provar os pratos de João Marreiros, do Loki, Portimão; Fábio Alves, do Suba, Lisboa; Vincent Farges, do Epur *, Lisboa; Diogo Martins, do Xenia, Almancil; Verónica Catarino, do Mar&Nada, Lisboa; Emídio Freire, do Faina, Portimão; Nathalie Inez, do SÁLA *, Lisboa; Flávio Gonçalves, do Javali, Bragança; Márcio Silva, do Copo Largo, Lisboa: João Mourato, do Quetzal, Vidigueira; Filipe Bilro, do Larau, Estremoz; e José Lopes, do Bon Bon *, Carvoeiro.
No mercado de produtores, há azeite, artesanato, aguardentes e licores, vinhos e doces regionais. E em cada um dos dias há quatro sessões de showwcooking.