A OMEGA homenageia a Apollo 8 e o primeiro voo humano a orbitar a Lua com o lançamento de um novo Speedmaster Dark Side of the Moon. E recorda assim que, em 1968, a bordo dessa missão pioneira, todos os astronautas estavam equipados com um cronógrafo da marca.
O primeiro relógio de homenagem foi lançado em 2018, assinalando os 50 anos da missão. Desta vez, embora mantenha o design, a OMEGA introduz detalhes mais precisos e sofisticados.
Assim, o calibre 3869 deste modelo apresenta uma representação da superfície lunar feita através de ablação a laser na platina principal e pontes enegrecidas. Tal como a Lua, este movimento revela dois lados diferentes: o do mostrador representa a nossa visão da superfície lunar, como vista da Terra, enquanto o verso do relógio mostra o “lado escuro”, que apenas os astronautas conseguem ver. Esta nova atualização realçou a definição da Lua, graças à gravação a laser e às superfícies contrastantes. Os detalhes são claramente destacados, harmonizando-se com as rodas revestidas a cinza claro e a roda de balanço revestida a ouro cinza escuro.
Além disso, o calibre 3869 de corda manual possui a certificação Co-Axial Master Chronometer, que oferece o mais elevado nível de precisão, desempenho cronometria e resistência magnética reconhecidos pela indústria suíça.
O movimento decorado com a Lua pode ser visualizado através do mostrador esqueletizado do relógio, feito em alumínio anodizado preto. Mas, o processo não termina aqui. Ao fabricar a caixa de 44,25 mm, a luneta polida e o fundo da caixa, a OMEGA utilizou blocos separados de cerâmica preta – preenchendo também a escala taquimétrica com esmalte branco “Grand Feu”.
O ponteiro central dos segundos do cronógrafo é envernizado a amarelo, um tema de cor que continua na pulseira perfurada – produzida em borracha preta com interior amarelo.
Outro detalhe inovador é o ponteiro dos pequenos segundos localizado às 9 horas. Foi construído em titânio de grau 5 e moldado à semelhança do foguetão Saturno V da NASA. A sua estrutura 3D foi criada através de tecnologia a laser, enquanto as cores foram obtidas com verniz branco, ablação e enegrecimento a laser.
No fundo da caixa, foi inscrita uma série de gravações, incluindo “WE’LL SEE YOU ON THE OTHER SIDE” (“vemo-nos do outro lado”) – as últimas palavras de Jim Lovell, piloto do Módulo de Comando, ao controlo terrestre, momentos antes de a missão Apollo 8 se afastar para o lado oculto da Lua, perdendo contacto rádio pela primeira vez.
