Com o subir da temperatura e o verão a chegar, o que apetece é desfrutar de um final de tarde ao ar livre. E nada melhor do que tomar uma bebida ou um snack num rooftop ou numa esplanada. Há muitos para descobrir e Farniente deixa algumas sugestões: quatro em Lisboa e uma em Gaia.
No nono andar
O rooftop do Mama Shelter, em Lisboa, tem novidades para os dias mais quentes: horários alargados, uma carta reforçada e novos cocktails. Sem falar na possibilidade de, todas as quartas-feiras, fazer uma tatuagem temporária, mas com o espírito da casa. A vista do nono andar é garantida, mas agora para desfrutar das 12 às 22.30 de segunda a sexta e das 16 às 22.30 ao domingo. Ao sábado há brunch, das 11 às 16, com três opções – salmão, rosbeef e veggie. Para jantar, entre os novos pratos, contam-se os taco lovers e o trio tártaro, bem como ostras e opções vegetarianas. Já nos cocktails, estreiam-se o Mama Mia (Bombay Shapphire, Flor de Sabugueiro, Martini Bitter, Cointreau e hibiscus), o Day ‘N’ Nite (Rum Bacardi, morango, sumo de ananás, Schweppes Citrus) e o Loose Yourself (Pisco, Flor de Sabugueiro, Creme de Mure, lima e clara de ovo).
Atmosfera cosmopolita
Celebrar os fins de tarde de verão: é este o convite do ICON Bar & Rooftop, localizado no último piso do Hyatt Regency Lisboa, em Belém, e que acaba de reabrir. Além de uma seleção de cocktails de assinatura e clássicos reinventados, personalizados com ingredientes frescos, mocktails, vinhos
e espirituosos, apresenta, este ano, uma uma coleção de petiscos e pratos leves, como carpaccio de vitela com gema de ovo fumada e vinagrete trufado, ostras com molho ponzo, tataki de salmão com teriaki, e focaccia com rosbife, mostarda e creme trufado. À medida que o sol se põe, a atmosfera cosmopolita ganha uma nova dimensão com a atuação dos DJ residentes.
Novo conceito de bar
O Seen Sky Bar recebe o verão com um novo conceito de bar, decoração renovada e um menu para almoços. Assim, o espaço foi repensado para transportar os clientes para um retiro tropical, um refúgio de vegetação que combina com a paleta de tons esmeralda. Ao almoço, as propostas incluem alguns clássicos do espaço, como o linguini trufado, o sliced wagyu e o menu de sushi, mas também novidades, como o tártaro di pomodoro, confecionado com carne de vaca, tomate, trufa e stracciatella, e uma seleção de saladas. Há ainda sugestões para qualquer momento do dia, como o prego de atum em pão brioche, com maionese, ovo cozido, mostarda e kizami wasabi, e a Seen Club, com frango panado, bacon caramelizado, ovo glaciado, molho tártaro, queijo scarmoza, alface e tomate. No bar, as novas propostas de mixologia incluem o Wasabi Papi, cocktail que tem por base de inspiração a pasta de wasabi; e Le Citron, finalizado com topping de açúcar queimado como se de um crème brulé se tratasse.
Quando a esplanada estica
A esplanada do Infame, no 1908 Lisboa Hotel, esticou. Fica agora à porta do restaurante e não do nar, de modo a alongar a hora de refeição. Isto porque vai ser possível desfrutar da carta ininterruptamente, todos os dias, das 12 às 22.30. Contudo, é possivel continuar a noite, até às 24, durante a semana, ou até à uma da manhã, à sexta a ao sábado, com uma das propostas do bar. Em breve, haverá nova carta para saborear nos dias de verão.
Com o morro e o rio à frente
A Esplanada do Teleférico, em frente ao Jardim do Morro e com bista para o Douro, em Vila Nova de Gaia, está de volta, renovada e mais confortável. E traz novas propostas, nomeadamente na carta de cocktails: Whisky Sour Romã, Ocean Spritz, Oceon Negroni, El Gobierno, Bridge Me são alguns deles. Já para partilhar, há batata brava com espuma de coentros, ovos rotos com alheira e bacon e laminado de salmão com lima e funcho ou tábuas de queijo, enchidos ou mistas. Todos os dias, ao final da tarde, um DJ garante uma atmosfera animada.