A Casa da Calçada, debruçada sobre o Rio Tâmega, em Amarante, reabriu, após dois anos em que sofreu obras de renovação. Com o selo Relais & Châteaux, o palacete do século XVI está mais contemporâneo, mas sem esquecer o legado.
Com arquitetura de Pedro Guimarães e design de interiores de Pilar Paiva de Sousa, o hotel apresenta-se sóbrio e elegante e, ao mesmo tempo, soberbo e sofisticado.
São 35 os quartos deste cinco estrelas, divididos por diferentes tipologias, incluindo um conjunto de suites com vista para o jardim e para o rio. Uma delas é panorâmica e outra familiar.

A oferta gastronómica multiplica-se por quatro. O desataque vai para o Largo do Paço, que, antes do encerramento, detinha uma estrela Michelin e regressa agora com o perfil de fine dining, pela mão do chef Francisco Quintas. Duas ementas, de 13 e 15 momentos, são acompanhadas por uma playlist também por ele concebida.
Já o Canto Redondo, conta, novamente, com o chef Emiliano Savio, que reinterpreta a cozinha tradicional e de conforto. Outro dos espaços é o À Margem, que oferece uma carta ligeira e de snacks com vista para a parte histórica da cidade. É aqui que é servido o pequeno-almoço. Finalmente, o Cia Tílias, uma incursão na gastronomia italiana.

No que toca ao wellness, é-lhe dedicado o Tempo. São dois pisos incrustados abaixo e sob o vinhedo da casa dedicados aos cuidados do corpo e da mente, com uma carta de terapias, mas também piscina interior aquecida, fonte de gelo, banho turco, sauna e ginásio.
