O Natal é a época da família, por definição, e manda a tradição que se celebre em casa. Mas, a tradição já não é o que era e cada vez mais a festa acontece num restaurante ou num hotel. Seja porque a casa é pequena para receber os mais próximos, seja porque assim é mais prático para os anfitriões. E neste segundo dia do Calendário do Advento Farniente deixamos algumas sugestões.
Com vista para o Tejo
Um jantar com pairing de vinhos é a proposta do Altis Belém Hotel & Spa, com a consoada a ter como cenário a Cafetaria Mensagem. E a proposta do chef começa com creme de lavagante, após o que se seguem lombo de bacalhau e carré de borrego, com batata, cogumelos, cebola e trufa preta. Na sobremesa não podiam faltar os sonhos de abóbora, mas também os pastéis de Natal. Se a opção for o almoço de dia 25, o convite é para um buffet ao estilo da época, com saladas, pratos frios e quentes – nestes pontuam polvo assado no forno com batata e grelos ou borrego alentejano com batatinhas assadas, cebola pérola, espargos e cogumelos. E, claro, a mesa de sobremesas está recheada de todas as iguarias natalícias.
Num resort algarvio
O Natal prepara-se já no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, que promete um conjunto de experiências que permitem desfrutar ao máximo da época. Assim, a consoada acontece no restaurante O Pescador, em que será servido um menu à la carte com pratos tipicamente portugueses como o bacalhau assado com crosta de broa, grelos e batata ao alho, ou o polvo à lagareiro com batata doce e grelos ao alho. No Corda Café, também se escolhe do menu, com pratos que incluem bacalhau no forno ou perna de cabrito assada lentamente com grelos e batata. Já no dia 25, tudo se passa no Jardim Colonial, restaurante localizado no coração do resort em que será servido um buffet dedicado aos sabores festivos. Há peixe, marisco, queijo e charcutaria nacional, peru e bacalhau e, naturalmente, os doces da época.
Entre as dunas
Foi em 2019 que abriu o Spatia Comporta, que se apresenta como um refúgio perfeito para encontrar o equilíbrio e a tranquilidade durante as festas. E, para isso, preparou um menu natalício no seu novo restaurante, o Ōra. Da cozinha do chef Afonso Carvalho vai sair, para o jantar de dia 24, bacalhau grelhado com migas de couve e azeite de alho, salada de cordeiro com puré de alcachofra de Jerusalém, avelãs e mirtilos, com a sobremesa a incluir rabanadas de bolo rei com gelado de queijo da serra. Já no almoço de dia 25, pode degustar-se polvo grelhado com migas de batata doce, e cabrito assado no forno, com a refeição a completar-se com as muitas propostas do buffet de sobremesa.
Na tranquilidade do Douro
A beleza e a tranquilidade da paisagem duriense são o cenário para as propostas natalícias do Vintage House Hotel. Assim, a ceia de dia 24 decorre sob o signo dos sabores tradicionais, harmonizados com vinhos do Douro e Minho. Nos aperitivos, o menu inclui croquetes de porco bísaro, bolinhos de bacalhau e sonhos de polvo. O creme de castanhas com chouriço picante faz a entrada que antecede os dois pratos principais, compostos por bacalhau com migas de pão regional e grelos frescos e cachaço de porco com legumes salteados e batata sauté. Para adoçar o palato e fechar a refeição da melhor maneira, não poderia faltar o típico tronco de Natal coberto com fios de ovos e groselhas.
Foto de capa: Vitor Prampolin | Unsplash