As bebidas não podem faltar no Natal. Seja para acompanhar a consoada, seja para oferecer, entre vinhos, espumantes e bebidas espirituosas, o espírito de partilha está em cada garrafa. Neste terceiro dia do Calendário do Avento Farniente apresentamos cinco sugestões para entrar no mundo de Baco.
Champanhe em edição limitada
A Moët & Chandon está a celebrar 280 anos e homenageia esta história com uma nova garrafa de edição limitada, pensada para alegrar a quadra festiva. Adornada em branco e dourado, retrata grãos dourados num movimento ascendente que visa espelhar a efervescência das bolhas num copo de champanhe. Além disso, os grãos traçam os contornos lineares das paisagens da vila francesa de Epernay, onde a marca nasceu. Também a embalagem remete para as origens, com linhas sinuosas dourados sobre um fundo branco texturizado que evoca as adegas calcárias. Este design limitado adorna três champanhes do portefólio: Moët Impérial, Nectar Impérial e Moët Rosé Impérial.
Um tinto de terracota
É no coração do Parque Natural de São Mamede, a 700 metros de altitude, que se situa a Quinta da Teixinha, propriedade da Herdade da Malhadinha Nova. Aqui, uma parcela de dois hectares de vinha velha está virada a norte, um field blend de Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet, Bical, Fernão Pires, Salsa, Tamarez. Foi deste terroir que saiu o Field Blend Tinto Tava’21, um vinho que estagiou 14 meses em ânfora de terracota, o que coloca em evidência a fruta. Na boca, esse envelhecimento mais tradicional resultou em taninos arredondados, mas mantendo a frescura.
Eremitas de um outro Alentejo
É com as castas Tinta Carvalha, Castelão, Moreto, Alfrocheiro e Trincadeira que se faz o vinho Os Paulistas 2020, da Fita Preta, com a chancela de António Maçanita. Deve o nome aos eremitas da Ordem de São Paulo que faziam vinho na região da Serra d’Ossa em tempos que remontam, pelo menos, ao século XIV. A vinha recebe dois riachos que mantêm os solos frescos. Já as uvas foram plantadas em 1970, também elas simbolizando um outro Alentejo, sem rega e sem castas melhoradas. É este património que Os Paulistas se propõem celebrar.
Sem embrulhos
Para esta época festiva, a marca de conhaques Hennessy apresenta uma edição limitada, numa garrafa dourada que é, ela própria, a embalagem. Trata-se do Hennessy Very Special, amadurecido em barricas novas de carvalho, oferecendo notas tostadas e frutadas.
Uma família efervescente
A Casa Garcia propõe para as celebrações que aí vêm a gama Fruitzy, pensada para agradar mesmo a quem não aprecia vinho, uma vez que possuem apenas 5,5% de graduação alcoólica, sendo leve e efervescente. Com sabor a fruta – morango, melão, pêssego, ananás e limão – pode ser servida como aperitivo ou acompanhar a refeição. A sua garrafa colorida é, igualmente, uma possibilidade de presente.
Foto de capa: @KamranAydinov | Freepik