A José Maria da Fonseca tem duas propostas para o Dia do Pai, com programas que envolvem toda a família, incluindo os mais pequenos. É que estes vão poder criar um rótulo personalizado para uma garrafa de vinho que vão depois oferecer… aos pais, claro!
E porque, este ano, o Dia do Pai corresponde a uma quarta-feira, os programas estão agendados para os fins de semana anterior e posterior, isto é, a 16 e 17 e a 23 e 24 de março.
Um dos palcos destas experiências é a Adega José de Sousa. Localizada em Reguengos de Monsaraz, oferece visitas guiadas que levam à descoberta de duas adegas que unem a tradição à inovação. É assim na Adega dos Potes, com as suas 114 ânforas de barro e dois lagares para a pisa da uva, em que os visitantes podem verificar os métodos ancestrais de fermentação do vinho. Já na adega moderna, com os seus 44 tanques de inox, a tecnologia é colocada ao serviço da enologia.
O outro palco é a Casa Museu José Maria da Fonseca, um edifício do século XIX localizado em Vila Nogueira de Azeitão e restaurado em 1923. Aqui, é possível visitar o jardim, mas também explorar as Adegas da Mata, dos Teares Novos e dos Teares Velhos. Esta última inclui a “Frasqueira”, onde a José Maria da Fonseca guarda os seus moscatéis de Setúbal mais antigos, alguns com mais de 100 anos.
Após as visitas às adegas, é chegada a vez de as crianças darem asas à sua criatividade, enquanto os adultos usufruem de uma prova de dois vinhos, acompanhada por produtos regionais.