Há um novo hotel na margem sul do rio Douro: em Vila Nova de Gaia acaba de abrir o Tivoli Kopke Porto Gaia, que, como decorre do nome, se associa à tradição de produção do vinho do Porto.
Isto porque foi construído a partir do restauro das caves Kopke, centenárias, distribuindo-se por uma propriedade de 20.000 m², disposta em socalcos que fazem lembrar as vinhas do Douro.
A propriedade tem três áreas distintas – Vintage, Tawny e White – organizadas em torno de uma renovada cave de vinho do Porto Kopke, que, com dezenas de barricas onde envelhecem mais de dois milhões de litros de vinho, estará em breve aberta aos hóspedes.
São149 quartos e suites num estilo contemporâneo e industrial, mas que também celebra a herança da Kopke. Predominam os tons quentes de terra e vinho, bem como os tecidos de lã e pele, a enquadrar fotografias de Domingos Alvão que contam a história do vale do Douro, das suas vinhas e da época das vindimas.

No que toca à oferta gastronómica, é assinada pelo chef espanhol Nacho Manzano, do restaurante de três estrelas Michelin Casa Marcial, situado na região das Astúrias. Os seus pratos podem ser degustados em dois restaurantes cada um com um conceito próprio. Assim, o 1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano apresenta um menu de degustação com 11 momentos que celebram a alta gastronomia aliada aos vinhos da região do Douro. Já o Boa Vista Terrace by Nacho Manzano convida a uma refeição casual.

A oferta de lazer do hotel inclui uma piscina exterior aquecida, spa e centro de fitness.
