Setembro é mês de vindimas, por excelência. E, por isso mesmo, uma boa oportunidade para os enófilos ficarem a conhecer melhor este processo. De norte a sul, há produtores de portas abertas.
No coração do Ribatejo
É a 7 de setembro que a Quinta do Sampayo convida a “Vindimar como um vinhateiro”, uma experiência que visa celebrar a primeira vindima da nova era deste produtor do Ribatejo. O programa – que se estreia neste dia, mas pode ser reservado a partir daí – é completo: das 9. 30 às 16, inclui tudo o que faz parte da vindima: mata-bicho (pequeno-almoço tradicional), um kit vindima, explicações sobre as vindimas e cuidados a ter, saída para a vinha em trator, almoço regional com atuação de rancho folclórico, visita à adega e cave.
Colheita no Dão
O produtor Caminhos Cruzados, no Dão, propõe, para o mês de setembro, três programas para usufruir da época alta do ano vitivinícola, todos eles juntando trabalho de campo, prova de vinhos e gastronomia. O programa completo começa antes de partir para a vinha, com os vindimadores de ocasião a serem brindados com o pequeno-almoço. Depois de uma hora de colheita, propõe-se uma visita por todo o processo de vinificação, antes da degustação do almoço preparado pelo chef Miguel Vidal, harmonizado com os vinhos deste produtor localizado na Quinta da Teixuga, em Nelas. O programa intermédio é igual, apenas substituindo o almoço por uma prova de vinhos com três referências da empresa. Já o programa mais curto, contempla a participação na atividade de vindima, visita e prova.
Savoir-faire de família
A Quinta de Lemos, no Dão, reserva o mês de setembro para as vindimas, abrindo as portas a quem queira vivenciar aquela que é uma das maiores tradições nacionais. Com o savoir-faire da família de Lemos, o programa proporciona uma experiência completa que permite não só viver a azáfama das vindimas como também conhecer o interior desta quinta em Silgueiros e os seus melhores produtos. Os visitantes têm oportunidade de fazer uma visita guiada à adega e conhecer a história da quinta, bem como de provar produtos regionais, os vinhos e o azeite ali produzidos.
Nas talhas
A Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, no Alentejo, tem uma oferta diversificada de programas de enoturismo e um deles acontece na Casa das Talhas, Disponível até 13 de setembro, são seis horas que incluem a visita às vinhas dos associados e a descoberta da arte de vindimar. A meio da manhã está agendada uma pausa para a “bucha”, recheada de algumas iguarias da região, como o pão da Vidigueira, paio de porco preto, queijos, azeitonas e torresmos. Depois do petisco é hora de regressar à adega e conhecer de perto o processo de vinificação e a atividade termina com um almoço de degustação na Casa das Talhas com a oferta de uma garrafa de vinho por pessoa.
Ai, moinante!
“Moinante” é aquele que dorme durante o dia, porque esteve a noite toda na farra e é também o nome da experiência de vindima da adega Mainova, em Arraiolos. A Moinante Experience está disponível a 07 de setembro e propõe um programa que inclui uma visita ao campo com prova de um azeite, quatro vinhos, um sunset ao som de DJ e a possibilidade de participar num workshop de fotografia. O jantar está a cargo do chef João Narigueta e segue-se a vindima noturna e o observatório de estrelas. O que explica o nome…