O Octant Évora acaba de inaugurar a Reserva Perdiganito, um espaço projetado para preservar a autenticidade da reserva natural e proporcionar experiências de contacto com a natureza.
Assim, para os mais novos, abriu a terra dos exploradores, que alia natureza e brincadeira. Sem pressa, podem explorar cada recanto ao ar livre, com bancos na árvore das histórias, baloiços, casinhas de madeira, ponte de corda, jogo do galo esculpido em madeira, pontes suspensas, camas de rede e até um relógio de sol.
Nos meses de verão, podem participar em passeios à barragem, visitas à quinta e workshops de nós e amarrações, de papagaios de papel ou de olaria, mas também de fazer atividades de arco e flecha, percurso de cordas ou yoga kids. À noite, as aventuras continuam com propostas como caça à bandeira, caça ao tesouro, orientação noturna e cinema ao luar.
A pensar nos adultos, há cinco áreas distintas, que se ligam entre si através de trilhos pedonais, e onde é possível fazer uma aula de yoga ou uma prova de vinhos.
Uma das novidades são as cabanas com baloiço concebidas como áreas de descanso, ideais para momentos a dois, piqueniques, observação de natureza.
A torre de observação, com cinco metros de altura, permite contemplar a natureza e o céu estrelado do Alentejo. Já os decks do ocidente convidam a fazer piqueniques gastronómicos, dormir a típica sesta alentejana, degustar cocktails ao por do sol ou jantar sob as estrelas. Para um pequeno-almoço ao nascer do sol, sessões de oxigénio, pequenos eventos ou reuniões ao ar livre, o deck da barragem é paragem obrigatória.
Assim, em harmonia com a natureza e com um total de seis hectares, esta nova área exterior do Octant Évora, projetada pela arquiteta Teresa Barão com materiais que destacam a autenticidade da reserva, convida a desligar da azáfama da cidade, a contemplar a natureza e apreciar a paisagem da planície que se estende até às mornas águas da barragem de Monte Novo.