Se há marca que se confunde com gelado artesanal, ela é, certamente, a Santini. É por isso que Eduardo Santini, o atual administrador, diz que os clientes não vão comer um gelado, mas, sim, um Santini. Ele próprio foi iniciado mal saiu da maternidade. São estas memórias que partilha, numa conversa com muito sabor. Nomeadamente, a marabunta de morango, a proposta para este verão e a “cara” do aniversário.
75 anos é muito tempo ou nem por isso?
75 anos são uma vida. 75 anos significam um legado. Uma história repleta de desafios e oportunidades que foram sendo superados fazendo face às alterações a que o mundo assistiu, conseguindo sempre manter a identidade e valores da marca inalterados. Não são muitas marcas que fazem este percurso mantendo a sua gestão familiar. São 75 anos nos quais assistimos a gerações de famílias a passarem pelas portas da Santini, e a manterem viva a tradição criada em 1949 por Attilio Santini.
Os gelados estão no ADN da família?
Sim, a “arte” de fazer os nossos gelados já vem sendo passada ao longo de três gerações. Os valores familiares e de tradição que caracterizam a marca mantêm-se inalterados desde 1949. O foco na qualidade do nosso produto, na manutenção da receita original, na escolha de ingredientes e matérias primas de qualidade e de origem natural e nacional, no método de produção artesanal, até à escolha dos parceiros com quem trabalhamos, caracterizam a qualidade dos nossos produtos. Também no serviço nos distinguimos pelo caracter familiar no atendimento ao cliente, na proximidade, na simpatia. Os nossos clientes vêm comer “um Santini” não vão comer “um gelado”. Tudo isto faz parte do ADN da marca.
Um gelado Santini é…
Uma experiência! Sinónimo de qualidade e tradição. O nosso processo de produção artesanal e receita original mantém-se inalterado. A escolha de frutas frescas e ingredientes de origem natural, assim como a não utilização de aditivos no nosso gelado, garantem a qualidade associada ao nosso produto desde a sua origem.
O gelado/sabor que é a cara da Santini
Existem vários sabores que são a cara da Santini. Das frutas o favorito é de longe o morango, que, apesar de ser um sabor sazonal, continua a ser dos mais vendidos todo o ano. Mas, também a manga, framboesa, limão, entre outras, fazem parte dos best sellers.
Dos cremes, o chocolate, a baunilha e a nata são os mais vendidos. Usando o mesmo chocolate desde sempre, este é um sabor clássico; a nata, com natas frescas, confere um sabor e texturas únicos a este creme; e a baunilha distingue-se das restantes, pois não usamos aromatizantes ou aditivos, fazemos o nosso gelado usando verdadeiras vagens de baunilha e extraindo o seu sabor.
Fruta ou chocolate? E porquê?
Ambos! O nosso processo de produção artesanal, a escolha de frutas frescas e ingredientes de origem natural, assim como a não utilização de aditivos no nosso gelado, garantem a qualidade associada ao nosso produto, seja creme ou sorbet! A qualidade do gelado saboreia-se.
Marabunta de morango para o aniversário: o que diz este sabor sobre a marca?
Para celebrar 75 anos de história, a Santini lançou um novo sabor que combina dois dos sabores mais icónicos da marca: marabunta, gelado de nata e pepitas de chocolate que existe desde 1960, e morango, o sabor preferido dos nossos clientes. Marabunta de morango é o novo sabor da Santini para este verão.
A escolha do novo sabor teve em consideração a opinião dos nossos clientes. Lançamos o desafio nas nossas redes sociais a pedir ideias de um sabor para ser o sabor dos 75 anos, e recebemos mais de 500 sugestões. Tendo os nossos valores de produção como critérios de avaliação, ficámos com uma shortlist de três sabores: limão caramelo, abacaxi, manga e coco e marabunta de morango. Criámos então, novamente, um passatempo nas redes e o marabunta de morango foi o mais votado.
O novo sabor é feito com morangos frescos cobertos de chocolate preto, que, depois de congelados, são cortados em pedaços e envolvidos em gelado de nata.
Podia viver sem gelados?
Não conheço uma vida sem eles.
Qual a primeira memória relacionada com gelados?
Assim que sai da maternidade, o primeiro sítio para onde fui antes de ir para casa foi a loja da avenida Valbom. Deram-me logo uma colherzinha de gelado de nata. Esse foi o meu primeiro contacto com gelados.
O momento ideal para saborear um gelado
Todas as horas do dia!
Até onde vai para provar um gelado?
Basta ir até uma loja Santini 😊
Diz-se que os portugueses comem pouco gelado. Concorda?
Não diria que efetivamente consomem pouco gelado, os dados e a experiência que temos é que continua a ser um produto muito sazonal. Os portugueses consomem consideravelmente mais gelado no verão do que no inverno, e as condições meteorológicas influenciam fortemente este negócio. Às vezes, mesmo que não esteja muito calor, basta estar sol e as pessoas vão às lojas, mas com frio e chuva assistimos a uma grande quebra no consumo. Razão pela qual a Santini tem vindo a diversificar cada vez mais a sua gama de produtos.
O sabor que nunca encontraremos na Santini
Nenhum sabor azul!
O azul é a cor mais rara na natureza e não existe nenhum alimento azul que pudesse conferir esta cor ao gelado. Por não usarmos qualquer tipo de aditivo artificial na confeção dos nossos gelados, como corantes alimentares, esta é uma cor que não consegue ser alcançada com nenhuma fruta ou ingrediente natural.
Fátima de Sousa