Alertar para a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros é o propósito da instalação artística que o Oeiras Parque exibe até outubro na sua fachada: da autoria de Filippo Fiumani, intitula-se “A-MAR Faz parte da Linha”.
O projeto inspira-se na ligação do espaço à linha (de Cascais) e ao mar, tendo nascido da vontade de criar algo impactante, que fosse ao mesmo tempo grandioso e minucioso como o oceano.
Assim, o artista criou uma instalação que recicla redes de pesca, resgatadas do oceano pela organização Sea Shepherd, bem como outros materiais outrora descartados – peças de automóveis, peluches, pranchas de surf, brinquedos de criança.
Escolheu dois protagonistas da vida marinha, os corais e o fitoplâncton, que são indicadores de saúde dos oceanos, responsáveis pelo abrigo e alimento de todo o tipo de espécies. Os corais dão corpo e forma à peça, já a cor e a bioluminescência do fitoplâncton, que estão representados por néon LED, permitem que a estrutura ganhe uma nova vida durante a noite.
A obra pode ser observada por todos os visitantes através de um miradouro criado para o efeito, com acesso pelo piso -2 da zona laranja do Oeiras Parque.