Quando chefs convidados fazem barulho na capital, isso é Zunzum, ou melhor, o projeto de Marlene Vieira para descentralizar a gastronomia e dar a conhecer o que se faz nas cozinhas por esse país fora. E no dia 8 é Viseu que desce a Lisboa, pelas mãos de João Guedes Ferreira.
João Guedes está à frente do Flora, um pequeno bistrô contemporâneo no centro histórico de Viseu. Abriu em 2020, quando o chef regressou de Londres, onde esteve seis anos, acumulando experiência nos restaurantes Tata Eatery, Sager+Wilde e Chiltern Firehouse (do chef português Nuno Mendes).
Nesta vinda ao Zunzum Gastrobar, vai partilhar a cozinha com Marlene Vieira. E o que prometem levar à mesa? A chef residente propõe, entre outros, tártaro de lombo porco fumado, ervilhas e alho assado, e tramezzini de peixe e gamba da nossa costa, bottarga e açafrão. Já o chef convidado vai dar a provar clássicos do Flora, como a polenta picante com pickle de funcho e as molejas, couve-flor, puré de leveduras e jus de frango.
Para casar com este repasto, o Zunzum convidou o produtor José Domingues para apresentar os seus vinhos Terrunho.
Este é o quarto de 12 eventos a decorrer ao longo do ano para celebrar os sabores e ingredientes portugueses, apresentados com diferentes técnicas e espelhando a assinatura de cada chef convidado. Os menus são compostos por pratos de assinatura do convidado e criações da chef Marlene Vieira e os vinhos ficam a cargo de um pequeno produtor, convidado para apresentar as suas criações.