Diz-se que é a noite mais romântica do ano e, por isso, o jantar de dia 14 quer-se tête-à-tête.
À luz das velas
“Bajo las Velas” é o fio condutor do jantar temático que o Cusco Bar, no Hilton Porto Gaia, preparou, convidando a uma viagem sensorial pelos sabores peruanos, complementada por música ao vivo e performances artísticas. O ambiente é iluminado apenas por velas.
São quatro os momentos em que se desevolve o jantar. O primeiro leva para a mesa um ceviche da Afurada, seguido de um slider de gambas e salchipapas com aji amarillo e caril verde, acompanhados pelo cocktail Mula do Peru. Seguem-se pratos como o polvo e camarão tigre com aji rocoto, harmonizado com vinho branco do Douro Tons Duorum, e o lomo andino de vitela com aji panca, servido com batata doce, vegetais, quinoa crocante e, para beber, a sugestão recai sobre um Dandy de Cidro Tinto. Para terminar, a sobremesa coração andino combina biscuit, praliné de sésamo, yuzu, ananás e amor perfeito, e aqui o pairing é feito com um Bica Martini.
O melhor sítio
No Valverde Lisboa, os caminhos da noite de dia 14 levam ao restaurante Sítio, onde o chef Bruno Caetano Oliveira servirá um menu exclusivo para a data.
O início faz-se com a degustação de snacks, sendo servidos tártaro de beterraba, beringela e abacate; croquete de pato com chutney de manga; e bifana pickles e mostarda. Como entrada, chega à mesa sopa de amêndoa, gamba da costa e salicórnia. Lavagante e arroz das lezírias compõe o prato de peixe, enquanto na carne pontua vitela branca, puré de aipo, cogumelos selvagens e molho de vinho da Madeira. Coco, ananás e lima compõe a pré-sobremesa, após o que é possível provar pêssego, marmelo e champanhe.

Degustar no aqueduto
No hotel M’AR De AR Aqueduto, em Évora, o palco das celebrações é o restaurante Degust’AR.
O menu pensado para o jantar de dia 14 começa com salmão em escabeche cítrico ligeiro e folhas de alfaces tenras, continua com lombo de dourada do mar, bisque de marisco, com puré de cenoura e ervilhas, e naco de novilho caramelizado com risoto de trufa negra. E termina com uma combinação de tangerina e maracujá, após o que é possível saborear chocolate com caramelo salgado acompanhado de tártaro de frutos vermelhos.

Com chef premiado
A celebração no Galáxia Skyfood, do Savoy Palace, na Madeira, tem assinatura do chef Joaquim Koerper, distinguido com uma estrela Michelin, e da mulher, Cíntia Koerper, que apresentam um menu inspirado na paixão pela gastronomia e na sua história.
Assim, o jantar começa com um amuse-bouche de pérolas de ostra, caviar beluga, yuzu, funcho e ouro, seguindo-se atum toro com caviar e algas. Robalo com vieira, ostras, citrinos e gengibre protagoniza o prato de peixe, enquanto, para prato de carne, a escolha recaiu sobre vazia maturada com trufa preta e dois purés. A sobremesa propõe-se celebrar o amor através de cremoso de maracujá, água de rosas e gelado de framboesa.

Fora da carta
O chef João Correia assina a proposta do Rossio Gastrobar, no topo do Altis Avenida, em Lisboa, com um menu “Fora da Carta”.
Assim, sugere como entrada dashi, wagyu e caviar, seguindo-se o prato de linguini, salmonete e cogumelos. Para finalizar, a sobremesa é de framboesa, champanhe e flores.
Para harmonizar e brindar ao amor, a bar manager, Flavi Andrade, sugere o cocktail “Amor Perfeito”, com gin Tanqueray, St. Germain, Vermouth Dry e ginja.

Ao som do piano
Velas e um pianista: é assim que o Alentejo Marmóris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, prepara o ambiente para o jantar de São Valentim, desenhado pelo chef Hugo Bernanrdo,
Os convidados são recebidos no lobby bar do hotel por um daiquiri de morango, chilli e chocolate e uma atuação ao vivo do pianista local Paulo Novado. Já no restaurante Narcisus, têm oportunidade de saborear, como amuse bouche, ostra e vinagrete de citrinos, seguida pela entrada, um bisque de marisco e baunilha.
Vieiras grelhadas com batata doce e wasabi, e lombinho de porco preto com cogumelos silvestres de molho de vinho tinto completam o menu, que culmina com morangos com chocolate branco e pistácios.
