A Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos está de regresso ao Parque da Vila, em Alijó: acontece entre os dias 13 e 15, permitindo descobrir os produtos da região. E este ano com uma estreia: o concurso de azeites.
Com a chancela do município, constitui-se como uma montra vinhos produzidos entre os 500 e os 700 metros de altitude: são os vinhos dos altos, que se caracterizam por um perfil mais fresco e elevado potencial de guarda.
É o que leva o presidente da câmara, José Paredes, a afirmar que este evento “é uma afirmação clara de que o Douro também se faz nas cotas mais altas, com vinhos que expressam a paixão dos seus produtores e uma identidade muito própria”.
No que toca ao concurso de azeites, terá como palco o recém-inaugurado Centro Interpretativo D’Olival ao Azeite D’Ouro, localizado em Castedo do Douro. E, segundo o autarca, a sua realização constitui um marco relevante na valorização de um setor que está “profundamente ligado à identidade do território”: “Esta iniciativa reconhece o mérito dos produtores, incentiva práticas sustentáveis e reforça a projeção do nosso património agroalimentar. Além do impacto económico positivo para a região, o concurso contribui para a afirmação da nossa excelência a nível nacional e internacional.”
De entrada livre, e reunindo cerca de 50 produtores, o evento permite provar os vinhos e os azeites, mas também outros sabores regionais, como o pão tradicional, a bola de carne, o mel, e os frutos secos. Há ainda provas comentadas, degustações e concertos ao vivo, com artistas como Mariza, Matias Damásio e Rita Guerra. Atua, ainda, a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua. E o DJ Diego Miranda completa o cartaz.