A Vila de Alba prepara-se para mais uma edição de “Vinho na Vila”. Será a 11 de maio, dia em que recebe muitos mais visitantes do que os habitantes, que rondam as quatro centenas. Produtores de todo o País juntam-se neste povoado alentejano, para celebrar a gastronomia e o vinho.
Por entre as 13 adegas, no Largo da Fonte ou na Praça da Igreja Matriz, vão estar em prova mais de 250 referências de vinhos, levadas até à vila por 35 pequenos produtores, numa organização do Enóphilo e da marca XXVI Talhas, com o apoio do município de Cuba.
O evento, segundo a organização, vai muito além de um contro em redor do vinho e dos petiscos, sendo um convite a descobrir o interior profundo, em concreto o Alentejo. É uma iniciativa “genuína”, com os habitantes a caiarem de branco as paredes de suas casas, de modo a darem as boas vindas aos visitantes.
Este ano, na véspera, estreia-se o “Chefs na Vila”, em que João Narigueta (Poda, Híbrido) e Filipe Ramalho (Páteo Real) irão preparar uma refeição a quatro mãos para vinhos de três produtores: XXVI Talhas, Mainova e Joaquim Arnaud.
Do programa, consta ainda a Prova de Vinhos, que conduz a visita por mais de uma dezena de adegas da aldeia, muitas delas fechadas ao público durante o ano, e nas quais estão espalhados os produtores com os vinhos para a degustação. A par decorre a Rota dos Petiscos, comenchidos e queijos regionais, entre outras surpresas alentejanas, a provar nas adegas.
O Jantar com Vinho é servido no largo da Igreja Matriz de Vila Alva, para dar protagonismo à comida tradicional alentejana harmonizada com vinhos do produtor XXVI Talhas.