A Vista Alegre está a celebrar 200 anos. E fá-lo com o lançamento de um serviço de mesa, em porcelana e cristal, com uma decoração evocativa da história da marca, em que dominam os ondulados e os canelados.
O jogo entre estes elementos estéticos, que variam de peça para peça, simboliza a interseção entre passado e futuro. Diz a Vista Alegre que “a ondulação singular de cada prato inspira-se em formas de peças de épocas distintas, que se conjugam harmoniosamente entre si, simbolizando a junção de herança histórica e modernidade”. “Delicadas” filagens a ouro mate, contornando as formas das peças, “garantem o carácter intemporal e a assinatura de prestígio”, acentuada pela presença, na parte de trás, da evolução do logótipo da marca.
O conjunto de porcelana é acompanhado por um serviço de cristal, que mantém o efeito canelado e o detalhe da fita de ouro.
Desde o início pretendemos que esta coleção fosse branca e decorada, somente, por filagens a ouro. Seria, portanto, uma linha onde a forma seria a protagonista, deixando transparecer a nossa história. Para isso fomos beber ao nosso acervo procurando elementos que nos servissem de inspiração. As formas finais resultam do jogo que fizemos entre eles. Para acentuar a ideia de evolução, decoramos a parte de trás das peças com os vários logotipos que a marca ostentou ao longo do tempo”, enquadra a diretora criativa, Alda Tomás.