A Páscoa é sinónimo de almoços em família. Mas, não obrigatoriamente em casa, pois também é uma altura propícia a pequenas pausas. E se o caminho for em direção a sul, temos cinco lugares para parar, entre o Alentejo e o Algarve.
Homenagem à gastronomia alentejana
No Hilton Garden Inn Évora, homenageia-se a gastronomia alentejana no almoço de Páscoa. Servido em formato buffett, é dominado pelos pratos de conforto. É o que acontece logo nas entradas, com receitas como tarte de farinheira, bolinhas de borrego ou tiborna de tomate com presunto. Sopa típica da região, à base de tomate, pimentos e enchidos, é outra das propostas, para saborear antes do ensopado de borrego ou do polvo assado. No showcooking, é possível assistir à confeção do cabrito assado trinchado. Para terminar em doce, as propostas recaem sobre folar, queijadas de Évora ou torta de chocolate. O almoço é acompanhado por música ao vivo.
Um ambiente rejuvenescedor
No Sleep & Nature Hotel & SPA, localizado em Lavre, Montemor-o-Novo, o convite é para uma escapadela rejuvenescedora, num ambiente idealizado para promover o bem-estar e a terapia do sono. Assim, o programa inclui alojamento com pequeno-almoço e o almoço de dia 31. À mesa, chega uma entrada de açorda de bacalhau com piso de poejo, seguindo-se salmão corado sobre esmagada com aneto e saladinha de tomate cherry; perna de borrego no forno a lenha desfiada com batatinhas assadas. Há ainda uma opção vegetariana: risotto de abóbora e cebolinho. No final, não falta o folar, mas também torta de laranja e mousse de chocolate, além de fruta.
Buffet by Chakall
O hotel The Prime Energize, em Monte Gordo, preparou um menu para o almoço de Páscoa, assinado pelo chef Chakall, em que as tradições gastronómicas da época têm lugar reservado. Tudo começa com um buffet variado de entradas, incluindo uma tábua de queijos e enchidos, sopa rica do mar e saladas diversas. Passando ao prato principal, a estrela do dia será o ensopado de cabrito, com pão torrado, mas também é possível escolher bacalhau no forno. Para acompanhar há couve salteada com broa, batata nova ao sal, salteado de legumes e castanhas e arroz selvagem. O final faz-se com um buffet de sobremesas, incluindo os doces tradicionais de Páscoa.
Brunch cinco estrelas
O Nau Salgados Palace preparou um programa que inclui cinco noites de alojamento, de 27 de março a 3 de abril, com direito a tratamento VIP à chegada e nos quartos. E ainda com acesso a um passeio de barco e serviço babysitting, bem como ao circuito de spa e a uma sessão de cinema. No dia 31, os sabores de Páscoa servem-se num brunch no restaurante All in One. Do meu fazem parte, entre outras iguarias, pataniscas de polvo, salmão grelhado, bife de novilho grelhado ou cabrito no forno. Quem ainda tiver espaço para uma sobremesa pode optar por pudim abade de Priscos, pão de ló, natas do céu ou arroz doce com ananás caramelizado.
Com vista para o jardim
No Vila Vita Parc, em Porches, as celebrações de Páscoa têm como cenário o Bela Vista & Brasserie. O brunch é servido com vista para os jardins do resort, com a animação da música ao vivo. Com vários dos pratos confecionados no local, o menu inclui cabrito assado com arroz de legumes; robalo com xerém de berbigão; quiche lorraine com bacon e cebola roxa caramelizada; ovo à la coque, cogumelos e trufa negra; e prime rib de novilho com molho pimenta. Nas sobremesas pontuam o folar de Olhão, os ninhos de ovos e os ovos de chocolate.
Foto | Pixabay