Glicação. Esta é uma palavra a fixar quando o tema é proteção solar. E está no centro da linha Sunleya, da Sisley, que se apresenta como inédita, ao atuar no momento em que os danos causados pela glicação ainda são reversíveis: a exposição ao sol.
Importa, primeiro, perceber melhor o que é a glicação: é um fenómeno natural que ocorre com o envelhecimento, e que envolve uma reação que altera a estrutura de proteínas essenciais à pele, como a elastina e o colagénio. A pele fica, pois, menos firme e mais suscetível ao desenvolvimento de rugas e manchas.
Até agora, apenas era possível prevenir a glicação, mas, de acordo com a Sisley, esta nova linha oferece uma ação fotocorretora mais avançada. Daí que Sunleya venha substituir Sisleya, a gama anterior, surgindo numa embalagem branca precisamente para evocar que se trata de um produto antienvelhecimento.
Disponível com fator de proteção 30 e 50, constitui um cuidado específico para rosto, podendo ser aplicado em vez do hidratante nos dias de exposição prolongada. É resistente à água, mas não dispensa a aplicação recomendada – a cada duas horas.
Na sua composição entram ativos de origem vegetal, como o extrato de hypnea musciformis e a adenosina. Mas também extrato de edelweiss, lírio do vale e hamamélis, que reforçam a defesa natural da pele.
A textura é leve e fundente, pelo que não deixa manchas brancas nem sensação oleosa. Na aplicação liberta-se a fragância que é característica da Sisley.
O lançamento desta novidade teve como cenário a Praça da Alegria, em Lisboa, num takeover do quiosque explorado pelo Hotel Alegria. Por dois dias – 17 e 18 de maio – a esplanada converteu-se numa praia de Biarritz, com espreguiçadeiras e chapéus de sol. E os visitantes foram convidados a descobrir a gama.