Já conhece os vinhos da Geórgia? Se não conhece ou se é fã, e está pelo Porto, tem esta semana uma boa oportunidade: é que, de 22 a 25, acontece o simplesmente… Vinho, em que aquele país do leste europeu é o convidado.
Vinhos, petiscos, música e arte reúnem-se para a 12.ª edição deste evento, cujo palco será a Alfândega do Porto. São 11 os vignerons da Geórgia que vão dar a conhecer os seus vinhos, num total de uma centena que estarão presentes.
O ponto alto do evento é o jantar leilão solidário, marcado para o primeiro dia. Será uma ementa tipicamente georgiana assinada pelo chef Archil Shinjikashvili e servida ao som ensemble Shvidkatsa.
Quanto ao leilão, envolve obras de 55 artistas, entre eles Vhils, Meinke Flesseman, Paula Mota, Paulo Ramuni, Eugenio Ampudia, Sandra Rocha, Feio, Rosarinho Cruz, Inês Barracha e Henrique do Vale, e garrafas de mais de 100 vignerons, de que Niepoort, Barbeito, Quinta do Mouro, Quinta das Bágeiras, Quinta da Pellada e Soalheiro são apenas alguns.
O valor angariado reverte para a HumanWinety e a SOS Cabedelo. A primeira, liderada por Bento Amaral e Cláudio Martins, foca-se na integração de minorias ou pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais no setor dos vinhos. Já a segunda surgiu em 2009, na sequência do prolongamento do molhe do porto da Figueira da Foz, tendo sido criada pela comunidade surfista local, preocupada com o impacto da obra.
