Tem nome de uma casta vínica e não é por acaso: é que a inspiração para Malbec nasceu no universo dos vinhos. Foi há 20 anos, uma data que O Boticário assinalou com um evento em que deu a conhecer um vinho que simboliza a fragância.
O evento teve como protagonista o ator José Confessa, embaixador da marca e protagonista da mais recente campanha, sob o mote “Até onde vai a tua confiança?”. Na ocisão, comentou que igualmente importante pode ser perguntar “de onde vem a confiança”. E ela pode vir de um perfume ou de diferentes perfumes, que se usam em momentos distintos, pois as pessoas não são todas iguais e não são iguais em ocasiões distintas.
Diz O Boticário que o lançamento de Malbec, em 2004, rompeu com os paradigmas e inaugurou um novo capítulo na história da perfumaria masculina. Na sua origem, está a união entre duas artes: o vinho, que tem o poder de reunir as pessoas, e o perfume, que, além de as aproximar, encanta quem o utiliza ou quem o sente.
Foi o fundador da marca brasileira, Miguel Krigsner, que teve a ideia de juntar os dois mundos. O primeiro passo foi dado em 2003, em Mendoza, Argentina, com o estudo do processo de produção do vinho, através da casta Malbec, que, embora nascida em França, se adaptou muito bem ao solo e ao clima argentinos.
A partir daí o perfumista Napoleão Bastos desenvolveu a fragância, dotando-a de um aroma amadeirado, cítrico, mas condimentado. Isso porque é produzido à base de álcool vínico, macerado em barris de carvalho francês.
No evento de celebração dos 20 anos, foi dado a provar um vinho Malbec criado pela Casa Santos Lima, das poucas que aposta na casta. Coube ao escanção Rodolfo Tristão apresentar uma experiência sensorial à volta deste lançamento exclusivo, mostrando o poder dos aromas envolvidos.
Desde 2004, foram lançadas dez versões de Malbec, estando Edt, Black e Magnetic no topo 3 das preferências dos consumidores portugueses. Ficou no ar a promessa de novos membros a chegar a esta família de fragâncias.