Os relógios estão, naturalmente, no coração da primeira boutique da IWC Schaffhausen em Portugal, mas os olhos de quem entra são, primeiro, atraídos para as cores da panorâmica de Lisboa interpretada pela artista Camila Nogueira.
Numa parceria com a Boutique dos Relógios, a IWC ganhou o seu lugar na cosmopolita Avenida da Liberdade, mas a cidade que a artista portuense é de outros tempos. Numa paleta que mistura o rosa e o salmão com vários tons de azul, emergem símbolos de Lisboa, como o Castelo de São Jorge e a Ponte 25 de Abril, o rio e as gaivotas, mas também perpassam sinais de uma outra cidade, a da roupa estendida nos varais a secar e a dos vizinhos à janela.
É uma ilustração vívida, reflexo do imaginário que Camila transporta para as suas criações. Definindo-se como artista digital, diz o que a levou a aceitar este desafio, para lá do reconhecimento da marca: “O briefing encaixou no que gosto de fazer.”
E na Lisboa que pintou convivem presente e passado, com a recém-inaugurada loja a marcar presença na avenida, recebida por três fachadas com relógios que simbolizam os primeiros importadores portugueses da IWC.
Esta é uma história que remonta à década de 1930 e que o CEO da marca, Christoph Grainger-Herr, contou em pinceladas largas, recuando ao momento em que esses importadores se dirigiram à maison pedindo um cronómetro de precisão para pulso, numa altura em que esse movimento só era possível para relógios de bolso.
“Representa o que somos como IWC”, comenta. E esta boutique é uma extensão natural dessa história, com um lugar especial para a coleção que, nas suas palavras, é a “espinha dorsal” da marca: a Portugieser.


Assim, é possível apreciar o Portugieser Automatic 40, o Portugieser Chronograph, o Portugieser Automatic 42 e o Portugieser Perpetual Calendar 44, todos com mostrador azul Horizon. Mas, também, o relógio vencedor do Grande Prémio de Relojoaria de Genebra deste ano, o Portugieser Eternal Calendar, ou o Portugieser Hand-Wound Tourbillon Day & Night.
Com 32 metros quadrados, a boutique apresenta o conceito mais recente de design da IWC. Além de apresentar as coleções da marca, inclui um bar pensado para receber os clientes de forma descontraída.