O grupo Luxottica apresentou as coleções das suas marcas de óculos para este verão, em que emerge como inspiração o no gender, na convicção de que a inclusão é palavra de ordem na atual sociedade multicultural.
Transversal às marcas é ainda a fusão entre o passado e o presente, com detalhes contemporâneos a refrescarem os modelos mais clássicos e intemporais.
Entre as principais características encontram-se as cores vivas, as transparências, as linhas retas, mas também os clássicos de tartaruga, os modelos retro vibe, os vintage, os monocromáticos e, para looks mais práticos, os urban sport.
Na Prada, os modelos são descritos como “tendência”, diferenciando-se “pela estética e detalhes, sem nunca perder a elegência”.
Já na D&G, as linhas são contemporâneas masculinas “como nova expressão de feminilidade”. Há modelos cat eye, XXL inspirados nos anos 60, sendo que o logo cruzado está de volta.

A Persol apresenta uma coleção que funde as linhas Persol Lovers e New Generation, o que “resulta em modelos tendência: intemporais e clássicos com detalhes contemporâneos”.

Na Emporio Armani, as linhas são retas e intemporais, destacando-se a coleção cápsula Tropical, com modelos animal print em bio acetato.

Os modelos XXL e as texturas inspiradas na natureza (granitos, terra, montanhas) são o fio condutor das propostas da Michael Kors.

Quanto à Ray Ban, a coleção é dedicada à Gen Z, com cores vivas, modelos monocromáticos, espelhados e transparências. A marca destaca o modelo butterfly, que conjuga a linha cat eye com formas geométricas arrojadas.
Na Vogue, combinam-se a cor, as transparências e os modelos com linhas retas e ovais.

E na Oakley emergem os volumes, as lentes espelhadas e as cores quentes.