São 12 localidades, 17 restaurantes e mais de 50 chefs convidados. Todos unidos numa celebração do amor pela gastronomia durante o mês de março, no Alentejo e no Ribatejo. É o Food Love Fest.
Este festival gastronómico inédito é uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Amuse Bouche com o propósito de mostrar o melhor que a região tem.
Foi o presidente do turismo da região, José Neves, que partilhou, num evento esta quinta-feira, em Lisboa, a razão de ser desta iniciativa, que visa celebrar a diversidade e a força do destino: “Queremos dar a conhecer o melhor que existe, a melhor oferta de restauração, a diversidade de chefs, entre os mais experientes e os mais jovens. Queremos celebrar a força do destino, a sua excelente comida e o seu excelente património.”
A propósito, relembrou que a região foi a que mais cresceu em Portugal o ano passado, acima da média nacional, sendo agora tempo aprofundar a relação dos portugueses com o destino. “E a gastronomia é um veículo fantástico para essa união”, comentou.
Com o intuito de afirmar o Alentejo e Ribatejo como um destino de todo o ano, a intenção é que este Food Love Fest se repita em novembro, mantendo a periodicidade bianual, mas sempre fora da época alta.
Esta edição reúne restaurantes de 12 localidades: Santarém, Sines, Évora, Montemor, Estremoz, Beja, Reguengos de Monsaraz, Alter do Chão, Porto Covo, Montemor-o-Novo, Monforte e Melides. Cada chef convida dois amigos, para um almoço ou jantar a seis mãos.



Os food lovers
A estreia acontece já hoje, em Évora. No Tua Madre, o chef anfitrião, Francesco Ogliari, convida, para jantar, Romina Bertolini (Café Tati, Lisboa) + Natalie Castro (Isco, Lisboa). E no Origens, Gonçalo Queiroz recebe Rui Rebelo (Terraço Editorial) e Hugo Guerra (Lobo Mau).
No sábado, ao almoço, António Nobre, do Sabores do Alentejo, no Hotel M’ar De Ar Muralhas, cozinha com Luís Baena (Culinary Arts, Escola de Hotelaria de Lisboa) e Celestino Grave (São Lourenço do Barrocal). Ao jantar, o Restaurante Convento do Espinheiro acolhe o jantar a seis mãos entre o anfitrião Jorge Peças e os convidados Hugo Silva (Estoril Palace, Estoril) e Paulo Florentino (Vila Vita, Armação de Pêra).
Domingo, o festival muda-se para Montemor-o-Novo, com João Narigueta a receber, no Poda, os chefs Filipe Bilro (Larau, Estremoz) e Letícia Silva (Malhadinha Nova, Beja).
No dia 8, é a vez de Estremoz, com dois restaurantes: no Larau, Filipe Bilro cozinha com Margarida Cabaço (Antiga Chef São Rosas, Estremoz) e Guilherme Charão (Sushi Art, Estremoz), enquanto na Mercearia Gadanha, Michelle Marques recebe Ana Moura (Lamelas, Porto Covo) e Angélica Salvador (In Diferente, Porto).
O festival prolonga-se até 24 de março, podendo os restaurantes anfitriões e os chefs convidados ser conhecidos em www.foodlovefest.pt. As reservas são feitas diretamente com cada restaurante.