E se pudéssemos reprogramar a pele para prevenir e inverter os sinais de envelhecimento? Segundo a Martiderm, é exatamente este o modo de atuação da fórmula Epigence Expert Repair, que se propõe dar poder ao ADN graças à epigenética.
Mas, o que é a epigenética? É a ciência que estuda os processos e as reações químicas que modificam a atividade do ADN, mas sem interferir na sua sequência. São alterações que, no caso da pele, podem ser desencadeadas por fatores externos como o stress ou a poluição.
De acordo com a Martiderm, o que a nova fórmula faz é reativar os genes relacionados com a regeneração celular, potenciando-a.
E foi exatamente este o pretexto para o evento de relançamento desta fórmula, apresentada originalmente em 2017 como Epigence 145, nome que a associava diretamente ao princípio ativo desenvolvido pelo laboratório.
Surge agora como Epigence Expert Repair e vive em dois produtos (dia e noite), integrados na gama Black Diamond. Coube a Vera Alves Correia, training & sell out consultant do laboratório, dar a conhecer as novidades.
Assim, a fórmula destes produtos possui um tronco comum, de que fazem parte ingredientes como o Epigen 145, que estimula a renovação cutânea; o Proteum 89+, que atua ao nível de hidratação e da firmeza; um complexo de péptidos que contribui para abrandar os mecanismos do envelhecimento celular, tornando a pele mais resiliente e prevenindo o stress oxidativo.

No que toca ao creme de dia, a estes elementos junta-se a ectoína, que funciona como um escudo, protegendo a pele das agressões externas; e ainda um complexo vitamínico antioxidante (A, E e F).
Esta fórmula, segundo dados apresentados pela Martiderm, aumenta em 88% a redensificação da pele e diminui as rugas em 56%.

Já o Epigen Expert Repair Night eleva em 61% a firmeza da pele, sendo que, para este resultado, concorre, além da fórmula comum ao creme de dia, um ingrediente específico – a enoxolona. Trata-se de um anti-inflamatório, com propriedades calmantes e reparadoras.
São ambos emulsões de óleo em água, com uma textura suave, embora o creme de noite seja mais espesso, e com aroma a notas cítricas e florais.
E chegam ao mercado com uma inovação na embalagem, que inclui a proposta de recarga, um formato que permite a reutilização do boião de vidro, reduzindo o uso de matérias-primas. O objetivo, como mencionou o country manager da Martiderm em Portugal, António Lacerda Vieira, é prevenir o envelhecimento do planeta, ao mesmo tempo que previne o envelhecimento da pele. Fátima de Sousa