Entre blends e monocastas, vinhos tranquilos e um fortificado, do Alentejo e do Douro, há novidades para compor a garrafeira dos enófilos.
Tinto ou branco?
A Quinta do Paral, na Vidigueira, acaba de lançar dois novos vinhos: um tinto e um branco, ambos da colheita de 2022.
Feito a partir das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Petit Verdot e Petite Syrah, o Quinta do Paral Tinto 2022 é um vinho em que, após seleção manual de cachos inteiros, de colheita manual, as uvas desengaçadas fermentaram em cuba de inox, com temperatura controlada. No aroma, destacam-se frutos silvestres, amoras e framboesas, com um toque floral. Na boca, segundo o produtor, mostra-se cheio, com equilíbrio entre taninos e acidez.
Já o Quinta do Paral Branco 2022 exibe um lado mineral intenso no aroma, com notas de fruta citrina. Mostra uma estrutura avivada por notas crocantes de tangerina que lhe transmitem frescura resultando num final cheio de sabor.

Monocastas do Douro
Gouveio, Rabigato e Viosinho, todos da colheita de 2023, são os monocastas que integram o portefólio da Quinta da Vacaria, em Peso da Régua. Isto porque, segundo a equipa de enologia liderada por João Menezes, estas foram as castas que melhor evidenciaram a sua personalidade naquele ano.
Ao mercado chegam três mil garrafas de cada um destes vinhos, que se juntam aos três monocastas apresentados em 2024. São, diz o produtor, que estão perfeitos para serem consumidores no imediato ou nos próximos cinco anos.

Do Alentejo
Da Casa Relvas chegam três monocastas – dois brancos e um tinto -, elevando para 11 referências a gama de monovarietais do produtor alentejano.
Assim, o Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024 é produzido com uvas da Vinha do Vale, na Aldeia da Serra. Estagiou quatro meses em barricas de carvalho francês, apresentando uma cor amarelo citrino e aroma que combina maçã verde, melão, pêssego e aromas cítricos, com notas de baunilha. É descrito como tendo bom volume de boca e acidez muito equilibrada, a terminar num fim de boca longo. A produção é de 10.000 garrafas.
Com uvas da Vinha do Ribeiro, plantada em 2015 em Orada, na região de Borba, o Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 é um branco feito exclusivamente a partir de uvas tintas. Depois de um estágio de quatro meses ” em contato com as borras finas, o resultado é um vinho de cor amarela, com laivos dourados. Com aroma de pêssego, damasco, maçã verde, pera e frutas cítricas, é ainda possível identificar algumas notas de flores brancas, como jasmim e flor de laranjeira. Exibe um toque mineral e alguma salinidade, estando disponíveis 40 mil garrafas.
Já o Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023 é feito com uvas da Herdade de São Miguel, no Redondo. Com uma estágio de 12 meses em tonel, é um vinho de cor rubi com reflexos violeta, cujo aroma liberta notas de flores brancas, mas que revela também nuances de floresta molhada, sendo que, por fim, evoluem para subtis notas de tabaco. A produção é de 12.500 garrafas, o vinho já está disponível nas principais garrafeiras em todo o país, e brevemente.

Dos Malvedos
A Graham’s celebra a qualidade das vinhas da Quinta dos Malvedos com o lançamento doLate Bottled Vintage Quinta dos Malvedos 2018, um Porto que é, pela primeira vez, proveniente de uma única propriedade da marca.
Trata-se de um Porto repleto de aromas florais, em que se destaca a fragância de eucalipto e da menta, típica dos Malvedos, com o aroma subjacente de violetas a denotar a presença de Touriga Nacional. Há ainda notas de quirche, frutos silvestres, moca e chocolate preto.

Imagem de capa | Pexels