Arinto dos Açores 2020 Garrafeira: é com este vinho que a Picowines – Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico assinala 75 anos de história. De edição limitada a 1746 garrafas, é a primeira de várias iniciativas a lançar até final do ano.
Elaborado a partir de uvas selecionadas de vinhas centenárias da Criação Velha, exclusivamente da casta Arinto dos Açores, este vinho, após desengace, esteve três dias em maceração a frio com as películas, onde iniciou a fermentação com leveduras indígenas. Terminou a fermentação num balseiro de carvalho francês e o estágio foi sobre as borras finas durante oito meses. Foi engarrafado em julho de 2021, seguindo-se o estágio em garrafa durante quase três anos.
Com um tom amarelo esverdeado, apresenta um aroma a envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, além de algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Na boca, apresenta muita frescura e mineralidade e vai-se mostrando em várias camadas durante a prova. É um vinho cheio e envolvente, que termina com um final longo e muito salgado.
Com o intuito de voltar um pouco às origens, a imagem deste vinho foi inspirada nos antigos Verdelhos do Pico, mais particularmente, no vinho aperitivo do Pico, cujo rótulo era amarelo e vermelho e também tinha uma gargantilha.