A São Luiz Winemaker’s Collection tem mais um elemento assinado pelo enólogo Ricardo Macedo: um rosé. Trata-se de um monocasta Tinto Cão proveniente da colheita de 2023.
A casta que está na génese deste reserva caracteriza-se na vinha pelo cacho pequeno e película densa. De acordo com o produtor do Douro, as suas particularidades permitem criar vinhos com uma acidez interessante, taninos suaves e, ao mesmo tempo, robustos, mas também com uma boa capacidade de envelhecimento. As uvas plantadas em solo xistoso a 400 metros de altitude, provenientes da sub-região do Cima Corgo, foram vindimadas à mão na última semana de agosto de 2023 e posteriormente transportadas em caixas de pequena dimensão.
De maneira a evitar a extração de cor, foi realizada uma prensagem suave de cachos inteiros previamente selecionados em tapete de escolha – 80% do lote fermentou em inox a uma temperatura controlada, entre os 10 e os 14 graus, e os restantes 20% em barricas usadas. No fim da fermentação alcoólica, o lote final estagiou seis meses em vasilha de inox com bâtonnage semanal.
A nova colheita apresenta um tom salmão próximo de um coral claro. Com notas de romã, groselha, framboesa e um toque mineral, na boca mostra-se complexo, detentor de várias camadas. É um vinho “bastante elegante, com textura sedosa e uma bela acidez, refrescante”. O final é descrito como “longo e pleno de garra”.
A Winemaker’s Collection é um projeto que aposta na experimentação de castas nascidas e criadas em diferentes micro-terroirs do Douro.