Mostrar que Porto Covo possui créditos mais do que suficientes para ser um destino do ano inteiro: é este o objetivo do festival Sabor a Porto Covo, cuja primeira edição acontece de 29 de novembro a 1 de dezembro.
São três dias que permitem desfrutar da gastronomia e do artesanato locais, da cultura e da natureza, numa organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, da Câmara Municipal de Sines, da Junta de Freguesia de Porto Covo e da Associação Porto Covo Todo o Ano.
O programa arranca na sexta-feira com um jantar a quatro mãos no restaurante Lamelas, projeto da chef Ana Moura que, nesta noite, no âmbito da iniciativa Duetos de Outono, recebe Michele Marques, da Mercearia Gadanha, para um menu harmonizado com vinhos da Niepoort.
No sábado, é a vez de a cozinha do Slow Sea Praia Hotel & Spa, liderada pelo chef Deolindo, receber Hélio Loureiro: em conjunto, vão servir um menu especial com sabores que exaltam a costa alentejana, unindo tradição e inovação.
No mesmo dia, o palco do jantar é o Alma Nómada, em que o chef Lucas Azevedo, do restaurante Ryoshi, em Lisboa, se junta a Marco Nascimento para um menu em que os sabores locais vão ganhar uma abordagem contemporânea.
Neste dia, entre muitas outras atividades, há ainda oportunidade de assistir à palestra “As Algas na Cozinha — Sustentabilidade e Versatilidade”, a cargo de Joana Duarte, bióloga marinha e chef de cozinha à frente do projeto Rota das Algas. Bem como de rumar ao Abranda Wine Bar para duas provas vínicas comentadas. Ou à marisqueira O Pescador para degustar ostras e espumante.
Já no domingo, o almoço é confecionado a quatro mãos no Volta do Mar, do Hotel Sines Sea View, pelos chefs David Proença e Daniel Costa.
Entre as experiências gastronómicas permanentes, o restaurante Miramar oferece pratos tradicionais como a feijoada de búzios e as migas de camarão com camarão frito; a Pizzeria Bella Vita apresenta o seu prato exclusivo de linguine negro com camarões, tamboril e mexilhões, e o Mute, junto ao farol, serve um brunch especial ao fim de semana, com possibilidade de admirar o pôr do sol no rooftop.
Ao longo de todo o fim de semana há exposições para ver, aulas de surf, passeios de carro e a cavalo e diversões para os mais pequenos com um parque de insufláveis no jardim da vila.