Há novas lojas para descobrir em 2025. Da relojoaria à moda, passando pela pastelaria abriram portas muito recentemente. É caso para dizer “vá pelos seus pés”.
Alta relojoaria
A IWC Schaffhausen, marca de alta relojoaria suíça, acaba de abrir a sua primeira boutique em Portugal. Localizada na Avenida da Liberdade, em Lisboa, convida a descobrir as criações da marca num ambiente que combina sofisticação e design contemporâneo.
Central na boutique é uma peça da artista portuguesa Camila Nogueira, especialmente criada para este espaço, onde, além de estarem patentes as coleções, existe um bar, pensado para receber as clientes de forma descontraída.
No que toca às peças, estão disponíveis edições limitadas e relógios de alta relojoaria, entre eles o Portugieser Automatic 40, o Portugieser Chronograph, o Portugieser Automatic 42 e o Portugieser Perpetual Calendar 44, todos com mostrador azul Horizon.

Savoir-faire francês
É no bairro lisboeta das Amoreiras que fica a BomBom Pâtisserie, que se apresenta como um tributo à tradição da confeitaria francesa. Trata-se de um projeto de Sandra Castro e Pedro Oliveira, naturais de França e lusodescendentes, que escolheram Lisboa para se estabelecerem, há três anos.
Em abril deste ano, conheceram a chef Juliette Bayen e a partir desse encontro nasceu BomBom Pâtisserie. O objetivo é trazer a excelência da pastelaria francesa para Lisboa, oferecendo uma experiência que honra as suas tradições clássicas, mas com um toque divertido.
O ambiente mistura geometria e cores vibrantes, inspiradas pelos bolos da carta, com detalhes clássicos como a pedra do balcão.

Um X espanhol
A Blue Banana, marca espanhola de roupa outdoor, escolheu o Centro Vasco da Gama, em Lisboa, para abrir a sua primeira loja física em Portugal. A marca já estava presente com corners nos dois El Corte Inglés, inaugurados também este ano.
A nova loja foi concebida combinando elementos inspirados na natureza, no surf e nos desportos de montanha. Lá, será possível encontrar a coleção Classic, reconhecida pelo “X” bordado em tecido étnico, juntamente com uma seleção das novidades mais recentes da temporada, incluindo linhas para crianças, mulheres e acessórios. Também estarão disponíveis as peças da nova submarca Blue Banana Athletics, pensadas para os mais desportistas.

Universo imaginativo
A marca espanhola de moda Flabelus abriu a sua primeira loja em Portugal, tendo escolhido o Príncipe Real, em Lisboa. Nela promete oferecer uma experiência imersiva em que a moda se encontra com a cultura, a sustentabilidade e o design.
Diz a marca que a loja captura a essência única da cidade, sendo um espaço cheio de luz, cor e carácter. Desenhada como uma galeria conceptual, representa o espírito de uma marca que quer ir além da moda: cada peça “conta uma história única, inspirada na literatura, na arte e na fantasia, combinando assim beleza estética com um design cuidado.

Doces essenciais
A Juliana Penteado Pastry está de volta, com um espaço renovado na Calçada da Estrela, em Lisboa. Assim, a pastelaria, que antes funcionava como uma cozinha aberta, evoluiu, com o objetivo de criar uma atmosfera envolvente e convidativa a momentos de pausa e de prazer.
Aí é possível saborear os doces criados pela pasteleira, os quais se destacam pelos toques de óleos essenciais.
Aberta de terça a sábado, apresente um menu atualizado todas as semanas com cinco novos doces. AE há alguns que é possível encontrar sempre: é o caso da tarte de framboesa, verbena e pistácio; do choux praliné de avelã e tangerina; e do mil folhas de baunilha.
Entre as possibilidades estão tarte de limão com merengue de gerânio; choux matcha latte com bergamota; sandwich cookies de chocolate com maracujá; torre gingerbread; e macaron de caramelo salgado com avelã e flor de laranjeira.
