O outono é tempo de lançamentos e a Churchill’s preparou uma mão cheia de novidades vínicas, com novas colheitas das marcas Churchill’s Estates Grafite e Quinta da Gricha Douro.
E o que é que o mercado vai ter oportunidade de provar? Desde logo, o Churchill’s Estates Grafite Tinto 2020, que o produtor descreve como sendo a sua interpretação de um tinto elegante e clássico do Douro. Com cerca de 30% do lote a estagiar 12 meses em casco de carvalho francês, este vinho apresenta aromas a flores e frutos silvestres escuros, com taninos suaves e um toque de especiarias no final.
Não está sozinho: da mesma linha, são lançados o Touriga Nacional e o Grande Reserva 2015. O primeiro é descrito como sendo um vinho intenso e complexo em boca, com aromas a manjericão selvagem e notas de pimentos verdes frescos e especiarias. Já o segundo, produzido a partir de vinhas velhas da região do Douro, apresenta-se como um vinho robusto e complexo com sabores de fruta escura, sustentado por taninos firmes e notas de envelhecimento em madeira bem integradas.
Finalmente, o Quinta da Gricha 2020, produzido exclusivamente com uvas da quinta que lhe dá o nome, no coração do Cima Corgo. Com lagares que datam de 1852, e beneficiando de uma exposição virada a norte, dela resultam vinhos que combinam frescura, mineralidade e acidez natural.