A Picowines entra em 2024 com dois novos vinhos – o Licoroso 20 Anos e o Gruta das Torres 2020.
Maduro e meio doce, o Licoroso 20 Anos é feito a partir de verdelho de vinhas plantadas em currais a escassos metros do mar. Depois da interrupção da fermentação com adição de aguardente vínica, estagiou em cascos velhos de carvalho durante tantos anos quantos os que constam do nome. A cor é dourada, com laivos esverdeados, o aroma intenso com iodo, laranja cristalizada, amêndoa tostada e toffee. E chega ao mercado em 2600 garrafas.
Entre os novos lançamentos da cooperativa vitícola da ilha do Pico tem a companhia do Gruta das Torres 2020, elaborado a partir de uvas de vinhas centenárias, a cerca de 420 metros do mar. Exclusivamente com arinto dos Açores, após desengace, esteve três dias em maceração a frio. A fermentação teve continuidade num balseiro de carvalho francês, com o estágio, sobre as borras finas, a prolongar-se por oito meses. O engarrafamento aconteceu em julho de 2021, seguindo-se novo estágio no cone lávico com 1500 anos de que herdou o nome. Aí ficou, a 17 metros de profundidade, por 15 meses.
De cor amarelo-esverdeado, este Quinta das Torres exibe notas frescas de toranja, aracá e lima, mas também algumas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Dele foram feitas 1400 garrafas.